06 outubro, 2010

PETIÇÃO PELO PLURALISMO DE OPINIÃO - Um acto de cidadania

O meu blogue faz interregnos para coisas belas. Mas ele não é o interregno. Não se esquece da missão que lhe dá génese. Postar poesia, canções, sorrisos, gritos de alma e divagações é um desvio, não é o caminho que escolhi e me faz estar aqui.
O meu acto de cidadania é contrariar a distorção e a omissão de factos que mexendo com a minha vida mexe com a vida do cidadão comum. Não estou só. Hoje demonstro isso dando destaque a uma iniciativa do blogue "Ladrão de Bicicletas" e faço apelo à assinatura do documento que transcrevo parcialmente, mas cuja leitura integral recomendo.


PETIÇÃO PELO PLURALISMO DE OPINIÃO

"As medidas de austeridade recentemente anunciadas pelo governo vieram mostrar, uma vez mais, a persistência de um fenómeno que corrói as bases de um sistema democrático. Nas horas e dias que se seguiram à conferência de imprensa de José Sócrates e de Teixeira dos Santos, os órgãos de comunicação social, nomeadamente as televisões, empenharam-se mais em tornar as referidas medidas inevitáveis do que em promover efectivos espaços de debate em torno das grandes opções político-económicas. (...)
-
Por ignorância, preguiça, hábito, desconsideração deliberada ou manifesto servilismo, os canais televisivos têm sistematicamente tratado a análise da crise económica como se o intenso debate quanto aos fundamentos doutrinários e às opções políticas que estão em jogo pura e simplesmente não existisse. (...)
-
Somos cidadãos e cidadãs preocupados com este silenciamento e monolitismo. E por isso exigimos aos órgãos de comunicação social – em particular às televisões, e sobretudo àquela a quem compete prestar “serviço público” – que respeitem o pluralismo no debate político-económico de modo a que se possa construir uma opinião pública mais activa e informada. Menos do que isso é ficar aquém da democracia e do esclarecimento.(...)
-
Ver texto integral e assinar aqui.

ÚLTIMA HORA - No link ao post editado no "Ladrão de Bicicletas", referido acima, apanhei num comentário Mário Soares a dizer coisas que reproduzo aqui

Mario Soares - Pros e Contras - os media @ Yahoo! Video
Por estas declarações Mário Soares passou a figurar como testemunha arrolada por mim.

Ele testemunhará a existência do PiG em Portugal