20 março, 2010

Propostas pª melhorar a capacidade educativa - 2


4ª Proposta – Trazer para dentro da escola as boas práticas desenvolvidas por outras, com problemas similares. Apresento como exemplo de "boas práticas" o caso do Agrupamento de Escolas da Damaia.O Semanário Expresso, que aqui tenho denúnciado por dar suporte a todo o tipo de informação golpista, insere hoje uma entrevista cujo conteúdo recomendo. Trata-se de uma entrevista ao Director daquele agrupamento escolar, cuja leitura integral só poderá ser feita em formato papel. Dessa entrevista extraio algumas passagens:
- "É um trabalho de longo prazo. Em Educação não se plantam eucaliptos"
-"...sobretudo queremos que os nossos meninos saiam da escola como boas pessoas. Se também saírem bons alunos, óptimo."
- "...funcionam numa lógica de gangue e isso preocupa-nos. Temos agido violentamente em relação a isso."
- "Há necessidade de responsabilizar as famílias. Como não sei."..."Não há responsabilização social"..."Os pais desresponsabilizam-se, o que provoca uma inversão de valores e novas formas de indisciplina e violência"
- "...também é preciso treinar os professores"..."Não é possível a escola funcionar só com professores e auxiliares"..."Precisamos de psicólogos, investigadores, mediadores e animadores"

5 comentários:

  1. Blá, blá blá... Boas práticas têm de ser, além de boas, práticas! Isso é tudo muito bonito, mas onde está a prática? As sugestões? As ideias? Nada... Deserto absoluto. As boas práticas são uma pura e confrangedora fraude se não partem de uma profunda reestruturação da escola. Profunda, mesmo. Não falo das tretas que os psicólogos vão rezando em acções de formação para boi dormir.

    ResponderEliminar
  2. Manuel, ainda não é tarde para eu me licenciar em psicologia e passar a rezar em acções de formação. Entretanto, dê uma espreitadela à escola em questão. Vá lá.Andar faz bem e poderá descobrir que nem tudo é fraude.

    ResponderEliminar
  3. OK. Não tinha chegado a ler o artigo directamnente, mas apenas as frases avulsas que tinhas destacado - essas sim, conversa fiada. Parece-me bem, mas é apenas bom senso que terá, de facto, resultados positivos - mas só se os Encarregados de Educação participarem de facto, caso contrário, fica-se tudo pelas intenções. E o grande problema é que há Encarregados que não participam, aconteça o que acontecer. Finalmente: há, realmente, que começar por acções deste género, mas acredita que é apenas um passo. E um passo muito superficial, tendo em conta as correntes com que se aprisiona o sistema educativo em conceitos tolos derivados de ideologias bem intencionadas, mas mal digeridas.

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Manuel. Leituras um tanto apressadas (as tuas) sobre algumas frases-feitas (as minhas) resultam frequentemente em equívocos. Estão desfeitos, julgo. Mas deixa que agradeça também o teu contributo. Copiar a prática das escolas da Damaia é apenas um passo, mas faço notar que este é já o 4º passo que proponho para melhorar a educação. A seguir ainda tenho mais sugestões na convicção de, tal como disse o director daquela escola, "melhorar a Educação não é plantar eucaliptos"

    ResponderEliminar