26 maio, 2014

O macacão

O macacão é um bicho bem sucedido, e não esconde isso. Serve-se do wrestling político e dos que acrescentam ruído ao ruído, inundando o espaço televisivo. Faz ainda mais: omite quem quer, nesse espaço e nos jornais; inspira discursos quase iguais; dá recados às redacções. A razão da sua satisfação é imensa: consegue essa obra de arte de colocar uma pequena quadrilha, quase sem expressão eleitoral, a influenciar todos os governos, os que tivemos e o que temos. Mas a grande, grande satisfação do macacão é diabólica e, também, resulta de sua obra: colocar o poder nas mãos daqueles que nem se expõem ao voto e conduzir um caminho que desde que foi iniciado nunca foi votado. Ele é o verdadeiro dono desta democracia apoucada. Ele é o verdadeiro dono da conduta da abstenção. Acho mesmo que o macacão se confunde com a própria abstenção. Há quem diga que ele é filho dela, só existe porque a abstenção o permite. Sou mais da opinião que a abstenção é obra do macacão. 
Que fazer?

8 comentários:

  1. Que fazer?

    Vou-lhe responder:

    - Continuar a combater !

    beijinho


    ResponderEliminar
  2. Que fazer?

    Vou-lhe responder:

    - Continuar a combater !

    beijinho


    ResponderEliminar
  3. Muitos dos que se abstiveram necessitam de psicoterapia.
    Os medos que lhes foram inculcados durante toda a vida impede-os de se questionarem, de fazeren as escolhas que lhes são convenientes. Preferem não "arriscar" por terem medo da mudança. Estão agarrados a pequenas coisas a favores avulso. Somos o povo dos jeitinhos.

    ResponderEliminar
  4. Sinceramente, já não sei como responder à sua pergunta. Mas que isto cheira a pólvora, cheira...

    ResponderEliminar
  5. Temos cá cada macacão
    neste "espécie" de nação!!

    ResponderEliminar
  6. olá!

    Mas os macacões têm nome e já são donos deste circo há bastante tempo, pelo que no mínimo merecem uma pequena, quase nula, demonstração de apreço!

    Mas enfim... O pessoal vai-se entretendo com outras macacadas (futebol, concertos de verão, religião, uns cancros de pele, umas viagens de carro pelas avenidas à beira-mar, umas dezenas de voltas nos centros comerciais, e por aí!) no dia-a-dia. Quando chega estas alturas das cruzes, então o CIRCO é montado em todo o seu glamour! Os Títeres dão saltos e piruetas na pista, chamam nomes, avivam memórias do bacano do bigode e da conta de gás exorbitante (pelo menos segundo uma das versões) e pronto... Rápido acaba o espectáculo... A MANADA regressa às pastagens, para o seu dia-a-dia de "TRABALHAR, CONSUMIR, CUMPRIR". E quando dão conta... O TEMPO foi-se!

    Vão mas é ao Rock-in-Rio, e depois ao NOS Primavera Sound 2014, e depois ao Santa Maria Summer Fest 2014, e depois ver a Miley Cyrus no MEO Arena, e depois ao Sumol Summer Fest 2014, e depois ao Optimus Alive 2014, e depois ao RFM Somnii - O Maior Sunset de Sempre 2014, e depois ao Super Bock Super Rock 2014, e ao MEO Marés Vivas 2014, e depois ao FMM Sines 2014... E a outros!

    Que fazer, então? Simples, BOICOTAR uma das nossas funções!

    ResponderEliminar
  7. Que fazer? NUnca desistir e continuar a lutar de todas as maneiras!

    Bom fim de dia

    ResponderEliminar