25 março, 2015

Uma tela, e o que inspira ela...


Sempre que encontro uma imagem forte ocorrem-me mais de mil palavras. E é este o caso. A pintura, obra colectiva de três pintores, fez povoar no mesmo espaço, figuras que estão associadas à marcha da humanidade, desalinhando-as no tempo. Das palavras ocorridas, recordo as não há muito lidas de António Lobo Antunes, que: Não percebo porque se perde tanto tempo a discutir o tempo, que não é nenhuma entidade metafísica, é apenas uma empresa de demolições. Pelo que entendo da bela frase, a marcha da humanidade não contém, para o autor, avanços civilizacionais ou a existirem a tal empresa de demolições (o tempo) encarrega-se de usar o camartelo e lá vai disto, tudo reduzido a pó como se o tempo tudo abalasse e destruísse. Quase como um recado: não construas, o tempo destrói.
Volto a olhar o quadro, e esqueço o reaccionário pensamento para lembrar outro, de Marx:
"Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem... a tradição de todas as gerações mortas oprime como um pesadelo o cérebro dos vivos"
Excelente legenda para tão curiosa pintura.

7 comentários:

  1. Possamos ser construtores de uma História diversa e democrática. Ainda que com forças poucas, juntos talvez sejamos suficientemente fortes.

    Beijos, Rogério. :)

    ResponderEliminar
  2. Aqui se encontram em amena confraternização, todos os poderosos e famosos do Mundo! De épocas passadas e até contemporâneos.
    Essa empresa de demolições, que é o Tempo, foi ajudada por alguns destes que aqui se juntaram. Felizmente que entre eles há alguns que nos fizeram passar por bons momentos...outros, por tormentos!

    O nosso Zé Povinho também devia de estar aí a fazer um manguito...mas quem somos nós...'pobre' povo de uma Nação valente e imortal?

    .

    ResponderEliminar
  3. "A gente pode pescar o que nos cabe, com os objetos que temos nas mãos e dentro do mar que encontramos a nossa frente. E quão bom é pescar no mar de palavras que nos oferece todos os dias fartura de conhecimento. Somos todos professores e alunos." AbraçO

    ResponderEliminar
  4. A tela é magnífica e prefiro me ater à colocação de Marx. Nem tudo o tempo destrói, mas é certo que a história não é feita pela vontade de todos. O "cérebro dos vivos" sofre interferências em demasia. E nefastas.

    (Seus versos no blog de fotos formam um presente muito belo, já incorporado. Obrigada).

    ResponderEliminar
  5. Para mim nesta tela falta o mais belo, a memória daqueles que não reza a história.

    beijinho

    ResponderEliminar

  6. A tela está magnífica!
    Vou debruçar-me mais um bocadinho sobre ela pois não se consegue absorver os detalhes numa só passagem do olhar.

    (desculpa a chalaça... mas não resisto a ir espreitar se o Wally andará também por lá)

    :)))


    Beijinhos brincalhões
    (^^)

    ResponderEliminar