11 agosto, 2015

Noticiários pirómanos e editoriais enganosos...


Resultado de imagem para conversa avinagrada Noticiários pirómanos e editoriais enganosos…
Temos, além do mar, uma outra riqueza imensa. O mar não arde. A outra, sim. E deixa a paisagem assim.  Podiam os noticiários diários remeter-se apenas a mostrar o que servia para revoltar, mas opta pela alternativa e mostra a chama alterosa, viva. Todo o desastre tem a sua inabalável estética. Portinári usava-a  para denunciar a geopolítica da fome e Picasso para pintar a Guernica. Nem um nem outro deixavam margem para se apreciar ou motivar as forças que causaram o horror...
As televisões bem podiam dar o impacto do facto e denunciá-lo. Bem podiam dar o bilhete de identidade do ardido e da propriedade depois de ardida. Os caminhos de acesso não estão abertos, quem os não abriu? O material lenhoso e o mato seco são o pasto para as labaredas, quem os não limpou e recolheu? A incúria e o desleixo são adjectivos aplicáveis a nomes. Quais? Quem? Que instituições?
Hoje o "Público" dava importância ao assunto, trazendo-o para o seu editorial. Lá se lia : "O que afinal está em causa é uma estratégia errada, que coloca os bombeiros e não os silvicultores no centro da discussão sobre os perigos para a floresta." Nada mais errado, há quem não deixe arder um só metro quadrado enquanto outros a deixam arder por todo o lado. 
E também nós vamos ardendo, mas... em fogo lento.

4 comentários:

  1. E também nós vamos ardendo...em fogo lento.
    Verdades que doem.
    Doenças que se tornam incuráveis...

    ResponderEliminar
  2. Infelizmente esta cena repete-se todos os anos. Os responsáveis quando são localizados passam uma noite na esquadra e nada mais lhes acontece e no ano seguinte vão direitinhos divertir-se porque gostam de ver arder ou por algo de outro ... interesse ou interesses.
    Vamos muito mal de facto.

    ResponderEliminar

  3. Sabe? Fico agora tão vazia de palavras, tão cheia de tantas e vãs palavras. Não me refiro a estas que ainda são claras, mas a outras que enegrecem, montanha ardida no avesso de um verde pintado que engana e ilude.

    Lídia

    ResponderEliminar