02 outubro, 2019

Ainda sobre o avanço dos transportes públicos

Aquando da "Greve Climática" assinalava eu não ter havido um único protesto, reclamação, proposta, alerta ou lamento sobre o impacto dos transportes na pegada ecológica. Ou dizendo de outro modo, ninguém se referiu ao impacto do uso do carro no clima. E dizia que tal impacto é tremendo. Para o ilustrar, fiz então referência à Pegada da Mobilidade e Transportes e apresentava este quadro.


Admito que o quadro seja de leitura difícil. Mas já se torna fácil se olharmos apenas para a proporção da "pegada" entre um autocarro e um carro, tomando por referência a mobilidade a duas rodas.  

Posto isto passemos do não acontecido na tal greve mediática para falar num caminho aberto recentemente e que vai no sentido de continuar a lutar,  levando mais longe o avanço avançado, a bem do clima e... da economia doméstica!

6 comentários:

  1. Não consegui aceder ao link (a vermelho) mas apoio a 100% esta luta ainda que, por razões de saúde, já não possa utilizar os transportes públicos.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. O impacto do uso do carro no clima é tremendo‼
    O que me irrita nos seguidores alemães da Treta Thunberg é que não prescinde de andar de carro. Eu uso os transportes públicos e as minhas pernas‼

    ResponderEliminar
  3. Os veículos elétricos ou híbridos são amigos do ambiente. Ainda são mais caros que os outros, mas se houver uma grande procura, mais tarde ou mais cedo, tornar-se-ão mais acessíveis às massas.

    Greta tem feito mais na sua “tenra” idade que eu jamais farei. Ela é ouvida por milhões e eu apenas por uma ou duas pessoas de cada vez quando me refiro ao ambiente.

    Realmente, nunca poderemos agradar a gregos e troianos.

    ResponderEliminar
  4. Tenho tido algumas dificuldades de "tempo" e vou arriscar comentar sem estar 100% certo de ter entendido o contexto.

    Houve uma medida populista, o que se queira chamar, com a redução do custo com o passe social. Podem chamar o que quiserem, a verdade é que talvez, desde sempre, este é o primeiro a ter direito a este nome, "social". Não sei como é que o estado vai pagar às empresas o que deixaram de ganhar... mas, para as famílias portuguesas em geral, para quem ganha o ordenado mínimo, em particular,tratou-se de uma medida fundamental para que após pagar a renda, a água, a luz, o gás e o transporte público para o trabalho, conseguir juntar algo ao arroz nas suas refeições.

    Para os outros, para além de mexer, também, na economia familiar, permite a opção de não levar o carro ou de levar o carro apenas até á estação de comboios (a título de exemplo).

    E, é, claro, dá a opção, de quem olhar de um ponto de vista no impacto... Se antes, andar de transporte público, ou de carro, tinha custos muito idênticos, agora, motiva e desafia a usar o transporte público.

    Agora, é importante dar ás empresas de transportes os meios necessários para renovar frotas... por Lisboa, o Metro já teve mais frequência, a nível fluvial, é uma vergonha...

    Na margem sul do tejo, não é o terceiro mundo (porque tenho noção das coisas) mas era uma vergonha pagar passes acima dos 100 euros mensais (com ordenados tão baixos em portugal) e ainda, ter acesso a autocarros vindos em 2 e 3 mão de países como a Alemanha, autocarros esse que são muito antigos, ruidosos, alguns parece que não vão aguentar o caminho, duvido que sejam pouco poluentes, na sua maioria, muitos com maus cheiros (um dos custos de tornar os transportes públicos privados).

    Não espero que o governo faça milagres, até porque teve de recuperar a manutenção das empresas do sector empresarial do Estado que estiveram basicamente paradas durante os 5 ou 6 anos de governação anterior, hoje responsáveis por empresas, como as fluviais, estarem basicamente sem frota.

    ResponderEliminar
  5. Maria João,
    Obrigado pelo alerta, mas não se reparaste cerca das 10,h30 (da manhã, claro) a situação estava reposta...

    Teresa,
    Bem assinalada a contradição. Façam o que a Greta diz, não façam o que ela faz, né?

    Catarina,
    Greta movimenta-se porque a imprensa mostra que ela se movimenta. Se a luta da Greta não servisse o sistema, a luta de Greta seria omitida... Para além da contradição já assinalada pela Teresa há outro aspecto que importa referir o discurso de Greta, sendo dramático (e dramatizado) não orienta minimamente para a actuação dos Governos e centra-se nos comportamentos...

    Sam,
    A medida, que não percebo porque chama populista, implicou cerca de 20 anos de luta e é um extraordinário incentivo ao uso do transporte público, como aliás bem refere e o vídeo que publiquei é testemunho.
    Refere também o estado de degradação a que chegaram os recursos afectos ao transporte, em todos os modos, no rodoviário, no ferroviário e no marítimo.
    Chegou-se a limites inimagináveis de penúria de recursos.
    E qual é a explicação?
    Opções de todos os governos. O transporte deixou de serviço publico... Junto o link que dá conta de como se destrói o serviço público de transportes. Data de 1990 a machadada mestra, a que outras se vieram juntar... com destaque para o desinvestimento na ferrovia e a abertura de autoestradas, milhentas autoestradas, bem portajadas...

    Cá vai o link
    https://arquivos.rtp.pt/conteudos/privatizacao-da-rodoviaria-nacional-2/

    ResponderEliminar
  6. E o que faz a Greta, Rogério? ! Se os seguidores alemães desta ativista são hipócritas - como já li em qualquer lado - ela não pode ser responsabilizada pOr isso. Ela, só por si, poderá não mudar a opinião de governos/políticos, mas perante a sua plataforma atual, a sua voz e mensagem chegam a milhões de pessoas. Essas poderão fazer uma maior diferença.

    E sabe o que me irrita verdadeiramente? São os adultos que, sem o mínimo de decência, insultam esta miúda que tem uma missão à qual se dedicou com paixão e honestidade.

    Os ataques pessoais, desprezíveis e vergonhosos, a que esta adolescente de 16 anos tem estado sujeita é de bradar aos céus. Muitos adultos desiludem-me sobremaneira.

    ResponderEliminar