28 setembro, 2019

A greve climática e a disposição de milhares, e milhares, e milhares em fazer aquilo que ainda não foi feito! - I I


A imagem publicada ontem tinha mais cartazes que esta. Ela e esta não tem uma único protesto, reclamação, proposta, alerta, lamento sobre o impacto dos transportes na pegada ecológica.   E este impacto é tremendo.

Para ilustrar a Pegada da Mobilidade e Transportes, compara-se a área de Planeta necessária para percorrer diariamente 10 km (distância casa-escola-casa) de bicicleta, de autocarro ou em carro individual, durante os 230 dias úteis do ano. E, assim, teremos:


Para responder ao apelo do cartaz que aparece no canto inferior direito, proponho que se faça greve ao uso do carro do papá, que se reclame por carreiras e horários adequados.
É complicado?
Mas temos que começar por qualquer lado. Ainda por cima o passe agora passou a ser gratuito  (ainda que haja dificuldades ou entraves).

O uso do transporte individual está no topo do que podemos parar a tempo...

3 comentários:

  1. Todos nós queremos salvar o planeta 🍀
    E quem é que quer sair da sua zona de conforto⁉
    Gostei do video 🍀

    ResponderEliminar
  2. Concordo com você que o meio usado para o transporte é o maior poluidor, sem contar no enorme amontoado de lixo que gera, também tem o milhares de litros de agua boa usado na sua fabricação, penso que o meio de transporte do futuro será a bicicleta. Mas de minha parte já mudamos isso, vendemos o carro, eu e minha familia vamos caminhando (dresscode atual é qualquer roupa confortável com tenis de caminhada) e usamos transporte coletivo (na cidade onde moro fuciona), mas tem outra coisa que me incomoda que é o uso de derivados do petróleo em produtos como shampoos, sacolas plasticas, sabonetes, etc....coisas cotidianas que precisamos fazer a industria se mobilizar e parar de usar, pois além de muito poluentes são de recursos não renováveis. Em tempo, eu já aderi a linhas sem petroláteos na maioria dos produtos possíveis.

    Gostei da sua reflexão!

    P.S.: No Brasil estamos vivendo o "inferno" com um presidente que é contrário a preservação ambiental, entre outros absurdos.

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Temos a responsabilidade de deixar o planeta vivo aos vindouros!

    Gostei de tudo no «post», mas o conselho de os putos deixarem os carros do papá está um mimo. Basta olhar a porta de uma escola...

    Abraço

    ResponderEliminar