01 setembro, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 32

Este mandamento, o sétimo, é, dos dez, o único onde pareço entrar em contradição com o que disse Sophia. Atente:

7º Mandamento: Aceite-se sempre, mesmo se em perda (disse Eu)

“Com o tempo perdem-se as coisas. Eu acho que isso acontece às mulheres e aos homens. Depois vamo-nos perdendo a nós próprios, já não se tem a mesma imagem, já não se tem a mesma ligeireza, já não se tem a mesma leveza, já não se tem…” (disse Sophia)

Apresentação, contar da esquerda: Eu, Meu Contrário e Minha Alma
Acudido por incertezas fiz o que sempre faço, convoquei Minha Alma e Meu Contrário. Iniciei mais uma "mesa redonda", inquirindo primeiro Minha Alma
Eu - Diz-me Minha Alma, chegará o dia em que nos vamos perdendo a nós próprios?
Minha Alma - Sim... Por exemplo, no teu caso, sempre me mantive coerente... e assim não percas tu a coerência com que sempre te assessorei teus afectos, angústias e medos. Acho que Sophia se referia à mente, ao juízo, à memória...
Meu Contrário (intervindo, irritado) - Qual quê!? Sophia se referia ao corpo. Esse, e não seu juízo. Esse, e não sua alma. 
Eu (a pôr calma) - Pronto! Pronto! Tudo esclarecido. Sophia referia-se ao envelhecimento do corpo. Mas sendo assim, faz sentido manter o meu 7º Mandamento?
Minha Alma e Meu Contrário (em coro) - Claro!

6 comentários:

  1. Dizem que somos uma sucessão de seres sendo o mesmo ser que ao longo do caminho vai recebendo ataques sucessivos, dos quais muitos nos tocam outros não e os que nos atingem, muitos nos ferem até que finalmente, um nos mata. Enquanto isso, vivamos no caminho e o caminho como se fossemos eternos, pois o somos enquanto duramos. Grande abraço! Laerte.

    ResponderEliminar
  2. Somos múltiplos, uns envelhecem outros ficam crianças, se o físico envelhece o espírito enriquece!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Acho que tens razão...aliás tenho acerteza.
    Boa semana.
    Beijinhos
    :)

    ResponderEliminar

  4. À pergunta que deixa:

    Talvez responda J.M. Coetzee -" Incrível coisa é ver o povo subjugado cair subitamente em tão profundo esquecimento da sua antiga independência, que lhe é impossível levantar-se e recuperá-la; antes começa a servir com tal prontidão e boa vontade, que se diria, à primeira vista, que não perdeu a liberdade, antes ganhou a servidão."

    Os primeiros escravos foram-no por coação, sofrimento, luta... Os que vieram depois contentam-se em viver tal como nasceram e servem sem esforço.

    É só uma visão, mas eu considero-a o "motor" desta "Civilização" cada vez mais agressiva e desumana para o homem comum.

    Lídia

    ResponderEliminar

  5. Faltou-me acrescentar que o entorpecimento do corpo só "fala", se tiver nascido na alma, no coração, de dentro para fora...

    ResponderEliminar
  6. Faz todo o sentido resistir…

    E faz todo o sentido por dar força ao nosso "melhor lado"

    Abraço

    ResponderEliminar