18 setembro, 2019

Mochila + sacola, quase seis quilos? É obra!


Há três anos lançava a interrogação "Quem deve levar a mochila ou a sacola é quem vai para a escola?" e sentenciava que quem vai à escola deve, desde pequeno, sentir tal peso.  
Três anos passados esse miúdo cresceu. Não, não é o meu neto, nem aquela é sua nova escola. À dele, já ninguém o leva nem o vai buscar. Tem 9 anitos e já não se perde nos caminhos. A distância é breve, só que a carga não sendo leve faz com que o caminho seja, não mais longo, mas penoso. Quase seis quilos, suportados por um corpito com cerca de trinta.

E ficam por seguir (ou cumprir) todas as dicas  emanadas por quem as emana. A escola corre, entre outros riscos, o de ficar surda!

8 comentários:

  1. E as crianças começam a sofrer dos ossos desde tenra idade.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Seis quilos, suportados por um corpito de trinta, são definitivamente uma carga excessiva.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. É uma brutalidade. Já o era no meu tempo e não acredito que tenha melhorado, até porque, os miúdos acabam por passar ainda mais horas na escola.

    ResponderEliminar

  4. Bem... também há mochilas com rodinhas...
    O meu filho só começou a usar mochila às costas quando, por já "ser grande", começou a ter vergonha de levar os livros e cadernos na mochila/trólei. É que as crianças/jovens conseguem ser muito cruéis com aqueles que fogem às características da "manada".

    Mas as coisas nos últimos anos melhoraram desde que as editoras passaram a publicar os manuais em mais do que um tomo. Assim os alunos já não precisam de carregar o pesso da sabedoria de um ano inteiro! 😊

    Beijinhos levezinhos
    (^^)

    ResponderEliminar


  5. Os manuais não são precisos TODOS, TODOS os dias... Há escolas que disponibilizam cacifos onde os alunos podem deixar os manuais. E há professores que não usam manuais... Eu não usava.

    ResponderEliminar

  6. Mesmo sem cacifos, é sempre possível improvisá-los. Como? À minha maneira: umas caixas de cartão, pintadas e identificadas por cada um. Arrumavam-se em qualquer canto,segundo um ordem pré-estabelecida. Cada um sabia recolhê-la à entrada e arrumá-la à saída. Só em casos muito pontuais, levavam alguma coisa consigo. Quem está tanto tempo na escola não precisa de manuais escolares, em casa. Talvez de um colo, um livro de histórias...

    Lídia

    ResponderEliminar