15 setembro, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 33


Esta foto, de Eduardo Gageiro, escolhi-a para ilustrar este mandamento, o oitavo. Sophia, poeta, era mais indirecta... Gageiro mais certeiro...  mas ambos, cada qual com a sua arte, manifestavam a incapacidade de compreender os desígnios de Deus:

8º Mandamento: Ponha sempre alguma racionalidade na sua crença

“Sou muito angustiada com as coisas: a criança que se queima, que cai à piscina, que é atropelada, nas outras coisas tenho uma certa entrega, acho que Deus se justificará a si próprio, eu não consegui justificá-lo. Não consigo perceber porque razão há morte, sofrimento, o mal, as tentações, mas tenho consciência que talvez não tenha capacidade para isso. Eu também não tenho capacidade para compreender matemática, quanto mais… os desígnios de Deus.” (disse Sophia)

3 comentários:

  1. Não conheci pessoalmente Sophia, mas sei que era crente. A Gageiro, também o não conheço pessoalmente mas pressuponho que também o seja uma vez que afirmas que manifesta a incapacidade de compreender os divinos desígnios.

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. E quem os compreende?!
    Quando muito aceitam-nos sem interrogações!
    Quanto à matemática só desemburrei quando, finalmente, o velho brigadeiro desistiu de ensinar só bons alunos e surgiu uma professora na minha vida que me fez gostar dessa disciplina.
    Mas o caminho já estava traçado!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. O importante desta liturgia dominical, para mim, não é Sophia, é o vídeo com as fotos de Gageiro e o seu testemunho, ainda tão jovem e já tão certo do seu caminho...Que preciosidade!

    Hei-cá vir com tempo esmiuçar tudo bem esmiuçadinho...:)

    ResponderEliminar