Esta foto, de Eduardo Gageiro, escolhi-a para ilustrar este mandamento, o oitavo. Sophia, poeta, era mais indirecta... Gageiro mais certeiro... mas ambos, cada qual com a sua arte, manifestavam a incapacidade de compreender os desígnios de Deus:
8º Mandamento: Ponha sempre alguma racionalidade na sua crença
“Sou muito angustiada com as coisas: a criança que se queima, que cai à piscina, que é atropelada, nas outras coisas tenho uma certa entrega, acho que Deus se justificará a si próprio, eu não consegui justificá-lo. Não consigo perceber porque razão há morte, sofrimento, o mal, as tentações, mas tenho consciência que talvez não tenha capacidade para isso. Eu também não tenho capacidade para compreender matemática, quanto mais… os desígnios de Deus.” (disse Sophia)
Não conheci pessoalmente Sophia, mas sei que era crente. A Gageiro, também o não conheço pessoalmente mas pressuponho que também o seja uma vez que afirmas que manifesta a incapacidade de compreender os divinos desígnios.
ResponderEliminarAbraço
E quem os compreende?!
ResponderEliminarQuando muito aceitam-nos sem interrogações!
Quanto à matemática só desemburrei quando, finalmente, o velho brigadeiro desistiu de ensinar só bons alunos e surgiu uma professora na minha vida que me fez gostar dessa disciplina.
Mas o caminho já estava traçado!
Abraço
O importante desta liturgia dominical, para mim, não é Sophia, é o vídeo com as fotos de Gageiro e o seu testemunho, ainda tão jovem e já tão certo do seu caminho...Que preciosidade!
ResponderEliminarHei-cá vir com tempo esmiuçar tudo bem esmiuçadinho...:)