30 setembro, 2019

Sobre o "caso Tancos"


Essa aí é Alma Rivera, segunda da lista da CDU candidata por Lisboa. A seu lado estou eu e um pouco mais atrás está o Guerreiro. Estamos no mercado, uns quatro. Lá fora, mais dezena e meia. Na manhã de sábado, dia 28, falámos com milhentas pessoas sobre milhentos assuntos, temas e problemas. Sobre Tancos, nada.
________________________ 

Dois dias antes,  «a Procuradoria Geral da República difundiu uma discreta nota à comunicação social.

No mesmo dia – ou talvez antes – o texto da acusação foi divulgado junto das redações e de jornalistas, em termos adequados a permitir o desenvolvimento de uma campanha capaz de anular ou reduzir de forma brutal a liberdade de propaganda dos candidatos às eleições. 

Estamos, inquestionavelmente, perante uma brutal ingerência no processo político das eleições à Assembleia da República, perante uma manipulação do processo eleitoral, em termos que têm alguns pontos que são inovadores, por relação ao que tem acontecido em outros países. » 
...de seu a seu dono, 
não fui eu quem escreveu isto
_______________
«Operação de bandeira falsa (False flag, em inglês) são operações conduzidas por governos, corporações, indivíduos ou organizações que aparentam ser realizadas pelo inimigo, de modo a tirar partido das consequências resultantes. O nome deriva do conceito militar de utilizar bandeiras do inimigo. Operações de bandeira falsa foram e são realizadas tanto em tempo de guerra como de paz.

Uma das operações de bandeira falsa mais conhecidas é a do incêndio do Reichstag, em 1933, supostamente por um ativista comunista chamado Marinus van der Lubbe. Hitler usou o incêndio como pretexto para aprovar a Lei de Concessão de Plenos Poderes. Sabe-se hoje que foram os nazis os responsáveis pelo incêndio, para criarem um motivo que justificasse a eliminação dos seus opositores e a tomada do poder.

Em Portugal a operação de falsa bandeira mais conhecida é a do processo dos Távoras. O primeiro-ministro, Sebastião de Carvalho e Melo, futuro marquês de Pombal, encenou um atentando contra o rei José I para acusar e eliminar as famílias mais importantes e que lhe faziam frente.

A PIDE utilizou as suas milícias “Flechas” na guerra colonial para realizar ações contra missões protestantes em Angola, como se fossem de guerrilheiros, para forçar os missionários a abandonar as regiões onde estavam instalados.

A questão das armas de Tancos tem muitas das caraterísticas das operações de bandeira falsa.»
...de seu a seu dono,  também
não fui eu quem escreveu isto
____________
Amanhã vou estar na Estação de Oeiras a distribuir um documento, o último da campanha. Iremos falar com milhentas pessoas sobre milhentos assuntos, temas e problemas. Sobre Tancos, nada. E se alguém perguntar, já sei que resposta lhe dar...

Sem comentários:

Enviar um comentário