27 setembro, 2019

A greve climática e a disposição de milhares, e milhares, e milhares em fazer aquilo que ainda não foi feito! - I


De entre as milhentas imagens escolhi esta aqui. É a que tem mais palavras de ordem por centímetro quadrado. Adiro a todas, mas sublinho algumas:
"NÓS DECIDIMOS O FUTURO"; BLA BLA BLA ACT NOW"; "ESTÃO A FICAR SEM DESCULPAS E NÓS SEM TEMPO"; "RESPEITAR O AMBIENTE É RESPEITAR A VIDA".
A greve climática mostrou(-me) a disposição de milhares, e milhares, e milhares em fazer aquilo que ainda não foi feito! 

Fazer, por exemplo, o que consta num programa partidário, página 53, e onde inscreve "O combate à obsolescência programada, utilizada em grande escala pelas multinacionais, contrariando a redução do período da vida útil de bens e equipamentos".  
Mas fazer exatamente o quê? 
Tão simples quanto isto: 
1) escrever ao Pai de Natal a exigir, nada de telemóveis/smartphones pois o que tenho chega
2) escrever à Worten a exigir, reduzam a gama, caramba. 72 modelos é um crime de lesa planeta.
Mas então...
Então o quê? É ver... é ver...
e os jovens precisam de saber!

3 comentários:

  1. Greta esteve em Montreal hoje.
    Críticas há-as sempre… que fazer?

    ResponderEliminar
  2. U cartaz AQUI na Alemanha dizia:

    "O plástico é para as mamas, não para o mar"!!!

    A adolescente que levava o cartaz fez uma operação circurgica às mamas, mas não deita plástico no mar, penso eu!!!

    ResponderEliminar

  3. Gostei de ver! Quanto mais aprofundado for o conhecimento sobre o que está a acontecer no mundo relativamente às alterações climáticas, melhor. Importante saber que a Poluição está intimamente ligada ao Consumismo desenfreado e que não há poluições melhores que outras. Todas elas, vindas das mais diversas origens, são agressivas para o Planeta que, dá mostras de ceder, (di-lo a Ciência e temos tido oportunidade de o constatar através das violentas catástrofes naturais a que temos assistido.) É bom saber que ainda há jovens a pensar em tudo isto, com seriedade e empenho. Não seria producente, parece-me, desvalorizar as ações que têm protagonizado, pelo mundo fora.

    Vou levar!


    Lídia

    ResponderEliminar