22 setembro, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 34


Dando continuação ao há muito começado, agora mais próximo do final, cito o meu nono mandamento, por leitura das 10 das melhores frases de Sophia:

9º Mandamento: Lembre-se sempre que sem prática a teoria vale nada
“Eu penso que há uma diferença entre o homem e a mulher, e os feminismos não podem… Para mim o machismo não é considerar que há uma diferença entre o homem e a mulher, o machismo é tentar fazer um negócio dessa diferença… Os feminismos são teorias. Eu acho que a teoria na nossa época tem desempenhado um papel terrível na política, tem desempenhado um papel terrível na arte, e também na vida… A vida tem sido muito sacrificada à teoria…” (disse Sophia)
Ia a fazer leitura circunscrita às questões em torno da Lei das Quotas de Género  para concluir que Sophia votaria ao lado do meu Partido. Recuo nisso. Sophia, é neste seu pensamento, bem mais profunda. Diria, que é até o pensamento mais marxista de Sophia.

3 comentários:


  1. É um pouco difícil avaliar inteiramente estas afirmações retiradas do contexto (epocal e textual). Pode parecer aos mais desatentos que Sophia defendia o machismo (relacionado com o acto de negociar). Enquanto os feminismos são só teoria, isto é (não agir???). Sem reflexão, luta, divulgação, não há mudança.
    Pena que no Séc. XXI, a negociação, neste âmbito, seja ainda necessária, depois de toda a teorização sobre a igualdade de géneros, no que a direitos e deveres diz respeito, parecer levar-nos até aos domínios do incontestável.

    Lídia

    ResponderEliminar
  2. Sophia foi uma mulher "acima" do seu tempo e conseguiu um patamar extraordinário por mérito próprio.

    As politicas de discriminação positiva têm o seu propósito, o de dar voz/o de colocar no mapa/o de proteger/ etc etc etc (dependendo do que se está a falar) e é com inspiração nisso que tem os um código do trabalho que protege a parte pensada mais desfavorecida.

    Se, hoje em dia, continua a ser válido quanto à posição da mulher na sociedade e neste ponto, na política, na falta de dados estatísticos, continuaria a arriscar que é um direito que necessita de ser ganho a 100% e que na minha opinião ainda não foi.

    Choca-me mais a posição do CDS, seria menos incongruente... acreditando ser um partido que esperava ver defender o lugar por "mérito".

    Ver a esquerda defender o contrário... desaponta-me um pouco, confesso. O direito de igualdade da mulher, um direito natural, continua a não estar assegurado e espero que um dia seja possível a igualdade (já estivemos mais longe, é um facto)

    Quanto a Sophia, penso que queria defender que homens e mulheres são efetivamente diferentes e que não deve ser usado o sexo para não dar oportunidades a quem tem mérito.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. A minha opinião sobre o FEMINISMO e o terrível machismo português é muito diferente do pensamento da Sophia. Embora ela vivesse noutros tempos, como intelectual, tinha umas ideias bastante retrógradas. É por isso, que admiro muito mais a sua grande rival: NATÁLIA CORREIA!!!

    Beijinho outonal 🍁

    ResponderEliminar