27 outubro, 2019

A Gaivota, do conto contado à realidade...


"Olá!", grasnou ela, naquele grasnar que já se tornara familiar fazendo-o bem alto, lá de cima do telhado.

"Olá! por aqui?", respondi admirado porque a supunha num outro lado, a sul, onde a liberdade é objecto de luta avançada.

"Estou em trânsito e só espero o bando para a ele me juntar... venho dizer-te que a boa-nova que te trouxe há tempo está prestes a ser consumada. Lembras-te dela?"

 Percebendo a importância que as Gaivotas dão à memória, repeti a notícia de então, com todas as palavras que a Gaivota então usara, mudando apenas o discurso. "Lembro-me sim! Disseste que que não tens parado. Que cruzaste mares, sobrevoaste  desertos, pousaste em mil um beirais. Que viste muito, por esse mundo, guerras, desmandos e, que apesar de tudo são cada vez mais os homens que, como eu, te alimentam o voo e se batem pelo sonho da igualdade, combatem cercos de autoridade, de injustiça mascarada, de prepotência e de rituais de guerra."

A Gaivota, pareceu emocionada, tanto quanto ficara então. "Tens boa memória. Guarda-a bem, agora tenho que partir e pairar sobre os povos que nos alimentam os voos. Rumo ao sul, onde tudo o que pode acontecer* talvez aconteça"

E grasnando voou na direcção para onde lhe parecia poder ir juntar-se ao bando, já sem tempo para ouvir a mensagem que lhe queria enviar àquela outra gaivota que em Abril me visitara...

*Na Bolívia já aconteceu, agora falta saber o que se espera acontecer 

5 comentários:

  1. Por vezes faz-nos falta um/a confidente. Assim, que confidente melhor para guardar os nossos sinceros desabafos que uma bonita gaivota?

    Um domingo feliz

    ResponderEliminar
  2. Esperamos que a próxima vinda da gaivota traga notícias de liberdade.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  3. Esperemos que do Sul cheguem notícias que possam dar asas ao Sonho.

    Se na gaivota confia,
    a gaivota voltará
    e lhe dirá o que de bom
    acontecer por lá.

    Boa semana, Rogério

    ResponderEliminar
  4. Mensageiros da liberdade, da paz, da solidariedade... fundamentais para a nossa existência

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Depois de uma breve ausência (doente), estou de volta. O Gil com muito trabalho, incumbiu-me de vos visitar... Hoje numa passagem rápida. Espero que entendam...

    Hoje, do Gil António :-O amor e a sua ausência

    Bjos
    Votos de uma óptima Noite.

    ResponderEliminar