13 janeiro, 2023

INQUÉRITO REVELA QUE 61% DOS PORTUGUESES NÃO LERAM UM ÚNICO LIVRO EM 2020

Ainda é cedo para fazer o balanço da iniciativa com a oferta do livrinho "Contos Para Serem Contados", embora a quase totalidade dos 1500 exemplares já estejam entregues a todas as escolas do 1º ciclo e a organizações de idosos...

Mas, depois da sessão de ontem, percebemos (até pelos comentários das professoras da escola) que serão poucas, muitos poucas, as crianças presentes que não vão deixar de reter na memória o prazer da leitura e a emoção sentida.

De enaltecer aqui, o papel da autarquia, em financiar a totalidade da edição. Graças à sensibilidade da Presidente da UFOPAC, Drª Madalena Castro, houve condições para fomentar a leitura.

Os dados referidos no inquérito que dá título a este post são maus demais para poderem ser aceites sem que nada se faça...

9 comentários:

  1. Já agora, quantos livros 📚 leste tu no ano passado?!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Palmira Hoffbauer14 de janeiro de 2023 às 02:32

      Não precisas de responder à minha pergunta, Rogério!!

      No TikTok encontra-se muitos jovens que fazem vídeos curtos sobre livros. BookTok é basicamente um clube do livro, mas então… online. Não apenas um clube, mas de grande impacto no mercado livreiro. Os jovens leem em inglês com muito mais frequência, mas, meu Deus, isso é uma boa evolução?

      Eliminar
    2. Preciso mesmo de responder à tua pergunta. Desde que entrei em depressão (agora estou bem melhor) que não consigo concentrar-me na leitura... ando há mais de um mês a tentar ler um livro "Faz Frio Neste Lado da Noite"

      Quanto ao. BookTok .... para além de perturbar o mercado livreiro, dá acesso a leitura que não estimula coisa nenhuma

      Eliminar
  2. É de pequenos que se ganha o vício da leitura.
    Eu leio pelo menos um por mês para o Clube de Leitura mas ainda consigo ler outros pelo meio.
    Sou viciada desde que aprendi a ler.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O associativismo
      dá esse estímulo

      Abraço

      Eliminar
  3. Talvez tivessem lido jornais... revistas.... : ))) Uau. Uma percentagem demasiado alta . Nem sei que dizer...
    Que o teu livro continue a aumentar/fomentar o indice de literacia dos mais jovens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu tinha a percepção dos efeitos que o que vínhamos fazendo produz tal efeito... Agora, não tenho qq dúvida de o nosso projecto está a dar estímulo à leitura

      Eliminar
  4. Eu só consegui ler 6 dos muitos que tenho para ler, por causa dos olhos. Mas li para a neta, alguns de história, tantas vezes que quase os sei de cor.
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom saber isso...

      As tuas melhoras e um abraço agradecido

      Eliminar