Portugal apresenta na sua cultura, na sua gastronomia, na sua expressão comunicacional uma diversidade assinalável. Um só povo, mas muitas comunidades diversas e plurais. Temos uma só língua mas muitas e diversas pronúncias. Por vezes assim me defino: Minha Alma Celta; Meu Coração Luso; Meu Sangue Mouro. E talvez isso explique tudo. O (excelente e divertido) vídeo, embora polarizado num só arquipélago, ilustra bem isso ao fazer a ponte com o sul e com o norte!
Os dialetos das ilhas nem sempre são fáceis de perceber, principalmente, o de Rabo de Peixe. A comunidade portuguesa é essencialmente composta por açoreanos, pessoal da região nortenha e uma pequena parte da região central.
ResponderEliminarSim, foi assim! Contudo a minha costela alentejana não foi esquecida, querida amiga!
Eliminar: )
EliminarO vídeo é uma pequena delícia :) Mas a verdade é que para um tão pequeno território a profunda diversidade de pronúncias é absolutamente espantosa.
ResponderEliminarAbraço, Rogério!
Igualmente espantoso é o desempenho, inesperado
Eliminardesse meu convidado!
Abraço, espantado!
Bom ver o vídeo! Excelente documento.
ResponderEliminarAbraço amigo e...sejamos rijos!
Concordo, o vídeo
Eliminaré...
bem rijo
Abraço amigo
Meu caro Rogério
ResponderEliminarQue delicia!
Já me desloquei várias vezes às ilhas dos Açores por motivos profissionais e confesso que fiquei envergonhado numa dessas visitas, ao deslocar-me a casa de um cliente em São Miguel, precisei do meu colega dos Açores para me traduzir.
um abraço