17 abril, 2023

PORTUGAL: UMA DIVERSIDADE BEM PLURAL




 Portugal apresenta na sua cultura, na sua gastronomia, na sua expressão comunicacional uma diversidade assinalável. Um só povo, mas muitas comunidades diversas e plurais. Temos uma só língua mas muitas e diversas pronúncias. Por vezes assim me defino: Minha Alma Celta; Meu Coração Luso; Meu Sangue Mouro. E talvez isso explique tudo. O (excelente e divertido) vídeo, embora polarizado num só arquipélago, ilustra bem isso ao fazer a ponte com o sul e com o norte!

8 comentários:

  1. Os dialetos das ilhas nem sempre são fáceis de perceber, principalmente, o de Rabo de Peixe. A comunidade portuguesa é essencialmente composta por açoreanos, pessoal da região nortenha e uma pequena parte da região central.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, foi assim! Contudo a minha costela alentejana não foi esquecida, querida amiga!

      Eliminar
  2. O vídeo é uma pequena delícia :) Mas a verdade é que para um tão pequeno território a profunda diversidade de pronúncias é absolutamente espantosa.

    Abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Igualmente espantoso é o desempenho, inesperado
      desse meu convidado!

      Abraço, espantado!

      Eliminar
  3. Bom ver o vídeo! Excelente documento.
    Abraço amigo e...sejamos rijos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, o vídeo
      é...
      bem rijo

      Abraço amigo

      Eliminar
  4. Meu caro Rogério
    Que delicia!
    Já me desloquei várias vezes às ilhas dos Açores por motivos profissionais e confesso que fiquei envergonhado numa dessas visitas, ao deslocar-me a casa de um cliente em São Miguel, precisei do meu colega dos Açores para me traduzir.
    um abraço

    ResponderEliminar