14 abril, 2023

NÃO, O EÇA NÃO ERA COMUNISTA!


 

14 comentários:

  1. Eça escreveu que Portugal está perdido em 1871.
    Agora escreveria a Europa está perdida.

    ResponderEliminar
  2. Eça faleceu em 1900, com 55 anos
    Se tivesse chegado aos 70 escrever que a Europa está perdida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 0 que Eça escreveria em 1915 não é o que me interessa.
      Eu gostaria de saber o seu comportamento político como cidadão contemporâneo.

      Eliminar
    2. Esse texto mantém uma atualidade tremenda!

      Eliminar
  3. Estou a pensar se Eça escreveria que a Europa está perdida ou se aventaria que o mundo, conforme o conhecemos, está perdido...
    Quando e se conseguir decidir-me, aviso-te.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta! E avisa da tua decisão.

      Abraço forte!

      Eliminar
  4. Eu estou como a Maria João. Gostaria de saber o que Eça escreveria hoje. Porque nestes cento e tantos anos, o mundo evoluiu de uma forma assombrosa em tecnologia e na ciência. Mas não evoluiu nada, na política, na educação, na consciência moral etc. Pelo contrário piorou tanto que já tivemos duas guerras mundiais e podemos estar a um passo de acabar com a própria espécie.

    Tenho estado com problemas com a Internet, que vem intermitente e dura pouco tempo. Ontem estiveram aqui os técnicos trocaram o router, mas a ver se daqui em diante já não há falhas.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com a visão de Eça, esclarecedor quanto à época, não se podia esperar outra coisa do que aquilo que apontas. Tens toda a razão!

      Esperemos que acabem as intermitências da net

      Saúde e abraço

      Eliminar
  5. Não se sai da cepa torta.

    Fique bem,

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga Lídia,
      seu comentário e curto
      mas diz tudo!

      Quanto ao ficar bem, bem tento!

      Bjs

      Eliminar
  6. Não sei o que Eça escreveria hoje. Mas, de certeza que escreveria exactamente o que escreveu e acrescentaria de certeza mais alguns adjectivos. Faço minhas as palavras da Elvira "o mundo evoluiu de uma forma assombrosa em tecnologia e na ciência. Mas não evoluiu nada, na política, na educação, na consciência moral etc".
    Abraço forte

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro Xavier,
      Assino por baixo

      Longo abraço

      Eliminar