28 junho, 2024

A ESPUMA DOS DIAS DESVIA-ME DO ESSENCIAL

Meu avô, uma presença constante na minha memória

A espuma dos dias, cada vez mais negra e densa, tudo ameaça. Nesse tudo, incluo o meu percurso que tenho até há pouco considerado digno. Não que tenha enveredado por algo que me envergonhe. Não que tenha incorrido em algo que tenha feito, escrito ou dito e que agora me deva arrepender.  Nada disso. Na verdade, a espuma dos dias, engrossando a ameaça que sobre o Mundo paira, tem-me desviado do essencial. E o que é o essencial? O essencial é regressar à memória de tudo o que meu avô me ensinou(*) que converto numa curta frase:

"Nunca regues uma árvore, que apesar de bela, já perdeu toda a seiva!"      

(*) "Escolas da minha vida: a quintinha dos meus avós

9 comentários:

  1. Ensinamentos antigos, sábios, a que hoje já poucos ligam.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é, sem dúvida, a preocupante realidade!

      Eliminar
  2. Tudo aquilo a que dedicas os teus dias, é essencial na tua vida...
    Tiveram foi uma determinada importância consoante a época e a idade que tinhas quando aconteceram.
    Sabes? Nenhum dos teus dias é feito de espuma...esta dissolve-se... os acontecimentos com que os vais preenchendo, permanecem.
    Os teus livros, os teus actos, as tuas palavras, falarão sempre de ti e por ti!

    Beijinhos animadores. : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso como faço passar a ideia de egoísmo, como se tudo o que escrevo fosse tão só e apenas "essencial à minha vida", de modo a "falarem sempre de mim e por mim". Quando falo de pobreza, tristeza, injustiça, liberdade, julgava que falava por sentir o pulsar e o viver dos outros... e sobre a memórias de infância elas estão ligadas a valores. Talvez tenhas razão, talvez tais valores façam parte de uma época e, para mal da humanidade, tivessem caído em desuso...

      Quanto à espuma dos dias, ela à medida que se vai dissolvendo vai-se
      renovando e engrossando, engrossando, engrossando e parece nada mais existir para além dela...

      Beijinhos agradecidos

      Eliminar
  3. Provavelmente, não compreendi o pensamento do teu avô.
    Eu penso que tu, Rogério, continuas a regar assuntos que já perderam toda a seiva vs. sentido. Mesmo assim, admiro a coerência com que defendes as tuas convicções políticas.
    Embora, estejamos sentados em bancadas diferentes, continuas a ser um amigo virtual muitíssimo querido. No mundo civilizado, opiniões diferentes não impedem a amizade ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Admito que nem sempre é fácil discernir o sentido de uma metáfora...
      "Nunca regues uma árvore, que apesar de bela, já perdeu toda a seiva!"
      pode ser lido desta outra maneira
      "Nunca gastes tuas energias, em projectos que parecendo interessantes, não terão qualquer poder de alimentar as necessidades de quem te rodeia...
      Quanto ao resto... cantas bem e até me alegras

      Abraço amigo

      Eliminar
  4. A coerência é que é essencial, por isso não te tens desviado um milímetro!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não preciso de esforço para conseguir tal coerência.

      Abraço agradecido

      Eliminar
  5. Desde que o conheço "virtualmente é claro" sempre tem tido um percurso coerente com os seus ideais. Tanto no que escreve como nas ações. Daí que me pergunto: Que mais se pode pedir a alguém? Se me disser que está desiludido, que não vê grandes sonhos realizados, pois acredito. Penso que é enfermidade que ataca todos os da nossa geração. Estamos a chegar ao fim da linha e muito pouco do que sonhávamos na juventude se realizou.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar