16 junho, 2024

NIAGARA FALLS (OU COMO O MUNDO É PEQUENO)

 "Que lindo poema ! Muitos parabéns. Os meus saudosos amigos Sr. Deodoro, D.Mimi e Dora onde estiverem estão, com certeza muito orgulhosos. Um beijinho"

O meu poema, publicado há dias no FB, tinha a elogiá-lo  este comentário. E, com surpresa minha, falava de meus pais e irmã, há muito falecidos. Além da surpresa, ficou-me a emoção e foi com ela que lhe respondi. Ela me retribuiu resposta que mais espicaçou a minha curiosidade. Pelo Messenger deixei-lhe mensagem e o meu contacto telefónico. Ligou-me. 

Eu (atendendo) - Estou sim!
Ela
(identificando-se) - Sou a Graciete. Tenho todo o prazer em falar consigo. Quer naturalmente saber como conheci os seus pais. Trabalhei com eles no Canadá e travámos uma profunda amizade. Conversávamos muito e visitava-mo-nos mutuamente. Depois da morte da Dorinha, morte tão triste, seus pais regressaram a Portugal, o Quim procurou nova vida nos Estados Unidos e alguns anos depois regressei eu à nossa terra.
Eu
(curioso) - Então está por cá! Onde vive?
Ela (com voz de quem convida) - Moro na Ota, não me recordo onde o Sr. Rogério mora... se é em Lisboa, daí aqui é relativamente perto...
Eu (em tom negativo) - Moro em Oeiras... por perto que seja, não...
Ela
(atalhando) - Em Oeiras? Minha filha mora em Carcavelos, freguesia que faz fronteira com Oeiras...
Eu (atalhando) - Em Carcavelos? A minha filha mais nova também vive aí...

... e a conversa prolongou-se até ambos percebermos que nossas filhas eram praticamente vizinhas... ficou em aberto a data do nosso encontro para avivarmos memórias e juntarmos emoções dessa vivência em terras distantes...

Conversando com a Minha-mai-velha ela lembrava-se de ter lá estado (tinha 8 anitos) e mandou-me estas memórias.


(concebi este post a pensar em mil coisas e... na Contempladora Ocidental)


8 comentários:

  1. : ))
    Como coloquialmente se diz... o mundo é mesmo pequeno!!
    De certo que irão compartilhar muitas recordações, muitas experiências...
    Obrigada por pensares na contempladora. : ))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Iremos sim, embora não sejamos saudosistas, a saudade transborda...
      Pensei em ti, por serem memórias desse teu Canadá... mas reforçaste a ideia quando, naquele teu post sobre comidas da panela ignoraste a cozinha portuguesa... minha mãe e meu cunhado mereciam estrelas Michelin ... :))

      Eliminar
  2. Quando, na partilha de memórias encontramos alguém que conheceu a nossa família, o coração descompassa e queremos saber tudo. Foi o que aconteceu contigo, meu Amigo Rogério. Vão ter muito para recordar.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tu tens tudo para compreender o nosso sentir... não sendo saudosista, é bom exercitar a memória e deixarmos que a emoção inunde nosso coração
      Tudo do melhor para ti.

      Beijinho

      Eliminar
  3. À história, fiquei a conhecê-la no dia em que me levaste ao HSC, mas as imagens dão-lhe agora uma nova dimensão...

    Abraço da tua trôpega e exausta avozinha ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi, de facto, uma surpresa surpreendente...

      Abraço deste teu neto

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Linda, mesmo...

      Abraço-te, meu Norte

      Eliminar