01 junho, 2024

A PROPÓSITO DO "DIA MUNDIAL DA CRIANÇA"


CULPADOS!* 
O mundo está destruído
e eu descobri os culpados.

Os culpados são vocês
sim vocês
poetas
ou pior ainda, leitores de poesia
não me olhem com esses olhos de raiva
já há demasiada raiva no mundo
sejam por um momento compreensivos
ponham de lado essa excelsa vaidade de artistas.

Vocês escreveram tantas palavras de amor
criaram tantos verdes campos inundados de flores
extasiados de sóis inumeráveis
que o mundo tornou-se cinzento
fumegante de morte e metralha
descomposto de poder e ambição.

Vamos poetas,
confessemos a nossa parte

enquanto eles
com esmero e sem parar
construíam a maquinaria infernal
para destruir o mundo.

Aldo Luis Novelli
 imagem, daqui

 * Post reeditado deste outro, 1 de Junho de 2016

18 comentários:

  1. Nada do que sugeres que vejamos, resulta...nem o 'daqui' da imagem, nem o 'deste outro' da reedição .
    Ficam as palavras de Novelli que o Putin & Cª deveriam ler, embora de poetas nada tenham...
    E tu, que também escreves poemas, que tens a dizer?
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira2 de junho de 2024 às 00:25

      São mais interessantes os comentários deixados em 2016...
      ... e eu que escrevo poemas
      olho o desenho da criança
      e a minha Musa
      desfaz-se em lágrimas

      Abraço ou beijo, escolhe tu

      Eliminar
  2. Procurei pela página, mas indicam-me que não existe.
    O sr. Novelli deve saber que fumar é prejudicial à saúde. Em quase todas as fotos que vi dele na internet, lá está com um copo de vinho ou de cerveja e um cigarro na mão ou na boca. Mas é a tal coisa... faz o que eu digo e não faças o que eu faço.
    Ele está a constatar um facto neste seu poema... mas eu gostaria de saber, sem gabarolices da sua parte, o que tem feito para o bem das crianças, da humanidade. Fumar e beber já não é bom exemplo para os mais jovens.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Yo soy el tipo/ el bebedor de cerveza.

      El que vació revólveres
      en latas de cerveza
      en medio del desierto.



      El que se bebió las cervezas
      y escribió poemas alcoholizados
      en el oxidado pellejo de la arcilla.

      Yo soy el tipo que atravesó el desierto
      detrás de un luminoso oasis
      y cuando lo alcanzó/ se encegueció de espejismos.

      El que abandonó el desierto
      cuando el viento desparramó poemas
      con olor a cerveza
      y se vino a la ciudad.

      Yo soy el bebedor de cerveza
      el que navegó en barcas de cristal
      cuando todos reían a carcajadas
      bebiendo blancas bebidas en lujosas habitaciones.

      El que cantó la canción del infinito
      en un bar miserable del bajo de esta ciudad/
      donde los bebedores de birra
      se tiran en la vereda con una bolsa en la cara
      a viajar por los bordes del paraíso.

      Yo soy el que se acostó con dos minas una noche
      y se despertó solo y sediento
      a beber una cerveza
      entre bardas rojas de un desierto amarillo.
      (...)
      E, por aí foi dissertando, o sr. Novelli, inveterado bebedor de cerveja.
      .

      Eliminar
    2. Rogério V. Pereira2 de junho de 2024 às 00:28

      Catarina, ocorre-me o dito
      "Faz o que eu digo
      não faças
      o que eu faço"

      E a página já lá tá

      Eliminar
    3. Rogerio...
      Catarina, ocorre-me o dito
      "Faz o que eu digo
      não faças
      o que eu faço"

      Foi o que escrevi...

      Eliminar
  3. Teresa Palmira Hoffbauer1 de junho de 2024 às 23:01

    https://youtu.be/KNDOVX_Wx8U?si=CkCwvpAvdewtC8Pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa Palmira Hoffbauer2 de junho de 2024 às 09:59

      Momentos con Aldo, homenaje póstumo al poeta argentino Aldo Luis Novelli é o link em cima.

      Grata por me dares a conhecer o poeta argentino.

      Eliminar
    2. Rogério V. Pereira2 de junho de 2024 às 12:29

      Seria mais direto
      e certo
      se comentasses o desenho

      Eliminar
    3. Teresa Palmira Hoffbauer2 de junho de 2024 às 15:21

      Estou farta, Rogério, que me digas o que eu devia comentar‼️
      A minha resolução é não voltar AQUI‼️

      Eliminar
    4. Rogério V. Pereira2 de junho de 2024 às 16:33

      Nem imaginas as vezes
      que penso
      isso mesmo

      Eliminar
  4. Lamento muito mas não sei o que fazer!

    Abraço triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira2 de junho de 2024 às 12:32

      E não estás só nessa desorientação

      Abraço em sintonia com o teu

      Eliminar
  5. Entre Poesia e poema vai uma grande distância. Diria que a Poesia salva, já o poema... Não creio.



    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rogério V. Pereira2 de junho de 2024 às 12:43

      Acho, que de alguma forma, Aldo também diz isso mesmo

      "Vocês escreveram tantas palavras de amor
      criaram tantos verdes campos inundados de flores"

      ele acusa a Poesia/poema que passa ao lado da realidade

      Eliminar
  6. Bom dia!
    Todas palavras de amor, verdes campos inundados de flores são para escrever e reescrever, mil vezes. São estas que faltam ao Homem. Do "feio" sobram cinzas apenas. Que faremos com elas? Eu associo a Poesia ao gesto, ao Ser. Quanto ao poema/dizer, ou ele está em conformidade com o fazer ou então... Que se "lixem" os poetas!

    Lídia

    ResponderEliminar
  7. Um poema de revolta, um grito de alerta.
    Mas...
    Os culpados são os Poetas?
    Não creio!

    Boa semana Rogério
    :)

    ResponderEliminar