12 junho, 2024

MAIS UM SANTO ANTÓNIO À DESGARRADA, POIS TEMOS A ALMA INSPIRADA


Ó manjerico, manjerico
Que me espreitas da janela
Se te levo, não fico mais rico
Pois te deixo um quadra bela

Pois te deixo uma quadra bela
Assim fará quem aqui passa
Deixando rima cheia de graça
Sem versos de meia-tijela

E para inspirar, aqui vai quem desgarrou, esperemos que tenha manjericos para "todos, todos, todos", pois no ano passado sobrou
  1. Dá-me primeiro o manjerico
    Se não não te canto nada
    Com esta por aqui me fico
    Antes que me saia uma quadra

    Um abraço antes que me descaia
    e vá no teu desafio
    Talvez amanha me saia
    Tenho-a presa por um fio


    Atão este ano o que vamos fazer?
    Por mor das horas extraordinárias
    não levamos o manjerico
    e vamos ficar só a ler?

    Não sei o que aconteceu
    Para onde foi a alegria
    Nosso Povo esmoreceu
    E já nem verseja neste dia.

    Aqui na blogosfera
    Onde reinava a amizade
    Já nada é como era
    Nem se respeita a Trindade.

    Ao Rogério só desejo
    Muita Saúde e Amor
    Neste Dia benfazejo 
    Até o manjerico dá flor!

    Como isto está tudo junto
    E os anos estão misturados
    O que interessa, mesmo sem unto
    É estarmos vivos e animados.


    Não gosto de manjericos
    Mas gosto de versejar
    Ficamos todos mais ricos
    Com umas quadras a rimar.

    Hoje é noite de folia
    E de comer sardinha assada
    É noite, vem longe o dia
    E eu ainda acordada!


    Como hoje é o dia de aniversário do nosso Fernando Pessoa, deixo aqui uma quadra dele: 

    O manjerico comprado
    Não é melhor que o que dão.
    Põe o manjerico ao lado
    E dá-me o teu coração


    Ó meu querido Stº António
    meu santinho milagreiro
    estamos no meio do mês
    e já estou sem dinheiro

    vivo sem animação
    e isso tanto lamento
    a culpa é do que estão
    no Palácio S. Bento

    peço-te um grande bem
    um milagre transcendente
    se puderes vai a Belém
    e emigra o presidente

    Eu calei-me, nesta quadra...
    Ando tão silenciosa
    Que oscilo entre tudo e nada;
    Não rimo, nem escrevo em prosa!

    _____

    Ainda que desmusada,
    Cá estou, pronta pra rimar
    Em redondilha afinada,
    Se um manjerico ganhar!
    *
    Se a quadra sair quadrada
    Tenho a Musa pra culpar:
    Não resisto à desgarrada
    Erudita ou popular...
    *
    Dá-me uma sardinha assada
    E eu ensino-te a rimar:
    com salada ou sem salada
    *
    Há-de a sardinha marchar
    Bem melhor que a refinada
    Tostinha com caviar!


    Temos cá um outro António
    Que não sendo grande encanto
    Também não é um demónio
    Mas longe de ser um santo


    Da outra vez faltei
    Mas hoje tive vontade
    E uma quadra escreverei
    Mesmo de pé "quebrade"

11 comentários:

  1. Continuo com o mesmo jeito para versejar! 😀

    Abraço a cheirar a manjerico

    ResponderEliminar
  2. O António já passou
    tinha tempo p'ra ficar
    mas o povo não gostou
    mandou-o ir bugiar


    ResponderEliminar
  3. Soube agora a novidade de coisa que me causou emoção
    Santo António de Lisboa não há só um e sim dois
    O Milagreiro santinho leva o Menino do lado do coração
    O Casamenteiro tem-no do lado direito para aquilo que vier depois.

    Com a cabeça mais fresca e o manjerico viçoso
    Cá voltarei amanhã que a noite vai avançada
    A Marcha puxou por mim e nem assim vi moço garboso
    Amanhã é outro dia virei pronta prá folia e menos cansada.

    Inté!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu trazia um manjerico
      Na palma da minha mão:
      Tropecei, deu-me um fanico,
      Larguei-o e... caiu no chão
      *

      Eliminar
    2. O manjerico da Mª João
      Caiu mas eu o apanhei
      Trago-lho com um coração
      E por isso digo contente
      Não chore, Maria João.

      Beijinhos.

      (Curiosamente fui descobrir este meu manjerico no Pinterest, com uma quadra num coração, que fiz e dediquei ao meu filho. Hei-de procurar o post e trazer-lho)

      Eliminar
    3. Fico muito agradecida,
      Janita, pela atenção,
      E embora inda dorida,
      Garanto: Não choro, não!❤️ :)

      Eliminar
    4. Afinal, o manjerico com a quadra e o coração republiquei-o no ano passado, mas é mais antigo, uma vez que o criei com a ajuda de um diapositivo do Power Point que desde há dois anos não tenho neste PC. De qq modo cá está ele. : )

      https://francis-janita.blogspot.com/2023/06/parabens-filho.html

      🌼 🥰 🌺
      Beijinhos, Mª João.

      Eliminar
    5. Já o vi, já o vi, Janita! E já não falta muito para que o seu "cordeirinho" volte a aniversariar :)
      Obrigada e beijinhos também para si !

      Eliminar
  4. A desgarrada foi fraca
    Embora rica de ternura
    Começou ao jeito de quadra
    Termina em amiga tertúlia

    Abraços agradecidos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Abraços agradecidos
      E tertúlias desgarradas
      São os meus bens preferidos,
      São coisas quase sagradas ❤️

      Eliminar
  5. Não tenho jeito nenhum para quadras
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar