29 outubro, 2010

Como partir um labirinto?

Em finais de Julho escrevia eu (aqui): "Quando se define, como Pedro Passos Coelho fez, uma estratégia labirintica muitos se apressam a dizer que ela não leva a lado nenhum. Cuidado, PPC tem todo o percurso na mão, conhece os atalhos sem saída e, como foi ele que a desenhou, sabe que a única saída é a que conduz a uma consolidação dos interesses da classe que defende, dos ricos e dos poderosos (...) Não precisa ter um discurso eleitoralista, pois não é suposto haver outras eleições que não sejam as "presidenciais". Mas há sondagens e PPC resolve submeter o seu projecto ao "escrutínio" das sondagens.
O PS subestimou essa estratégia de radicalização, mas entrou nela... Era inevitável, pois ao PS ficou pouca margem para inflectir nas politicas seguidas e sem condições para reagir às pressões internacionais.
--
--

Com aparentes diferendos sobre o orçamento, extremam-se posições que nada tem a ver com opções de fundo. Continuando sem perceber, o PS procura desesperadamente a saída do labirinto. É tarde. As sondagens penalizam-no em todas as frentes e em particular nas presidenciais onde nem PS nem BE seguram o seu eleitorado, com Cavaco Silva a obter resultados de 71,3 e 63% nas sondagens que teriam como resultado imediato o recuo do Governo que reabre as negociações para o orçamento e acaba por se entender com o PSD. Tudo leva a crer que a situação só será revertida se o PS e Manuel Alegre mostrarem disposição para partir o labirinto, o que não é previsível...

Fotos: Em cima, imagem interior do labirinto montado por PPC; em paixo, alguns socialistas, completamente às escuras, procuram uma saída.

5 comentários:

  1. Estes labirinos metem-nos todos às escuras.
    Ninguém encontra a saída e por mais discursos que o pesidente faça não passam de simples fumaça.
    Onde estavam todos quando se fizeram tantas asneiras e se gastaram rios de dinheiro....???
    O problema não é só de agora.
    Estes apenas tentaram esconder o sol com a peneira e todas as estatisticas eram reviradas para mostrar o que a maioria sabia.

    ResponderEliminar
  2. Boa análise amigo Rogério. Pelo menos acabou-se o circo, o que não é se somenos.

    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Aproxima-se, a passos largos, uma nova fase de fascismo agora mascarado de democrático e nem os partidos de esquerda estão a dar conta que, sem querer, até estão a colaborar na sua implementação.

    Jogos de poder...

    É por tudo isto que tu andas como andas, deprimido, eu, ando deprimida, nós andamos deprimidos... até quando?

    Vou para o meu canto onde tento e consigo intervalos de profunda alegria.

    Abreijos

    ResponderEliminar
  4. Confesso que preferia comer palha a votar no Cavaco... e na Cavaca lol, os porquês nem vêm aqui ao caso, mas francamente embirro com Manuel Alegre, um lírico quando culpa o Cavaco por não falar ou depois... por ter falado, foi uma péssima escolha e francamente, vai-me custar fechar os olhos e pôr a cruzinha e nem me venha falar na escolha feita pelo PCP que aí nem digo nada senão ainda me morde lol
    Será que a esquerda, seja BE ou PCP, não arranjava ninguém melhor?
    Às vezes até parece que a esquerda portuguesa faz de propósito... gosta de perder ;)
    Bom isto foi só um desabafo... mas muito honesto, como já é meu costume.

    Bjos

    ResponderEliminar
  5. há um labirinto, sim... nós - povo - somos o rato.

    e estamos perdidos. porque neste labirinto, todas as saídas são saídas sem saída...

    abraçinho...

    ResponderEliminar