17 outubro, 2013

Diário de um eleito (1)

Num longo instante, aconteceu: todos os eleitos foram empossados e seguiram-se as votações. Foi uma cerimónia, sem o ser. Foi um acto sem dignidade. Nem fotos, nem palmas, e o público, desistindo de estar naquelas condições, foi partindo (talvez) com a consciência de não ser querido. 
Tinha pensado o que passei a escrito e depois dito: que a previsibilidade, se antes era um valor pouco reconhecido, hoje deve alargar o léxico das palavras a que é necessário dar valor redobrado. Honestidade. Trabalho. Competência. Previsibilidade. Isso!, valores a preservar! 
O imprevisível, a surpresa, gera a incerteza, a trapalhada... A previsibilidade gera a Confiança e o saber com o que se pode contar.
Vale a pena dizer que a imprevisibilidade também acontece quando se encontra quem menos se espera... o nosso encontro ali foi uma surpresa para mim, para a pessoa encontrada, encontrar-me a mim,  não o foi. Eu, passe a imodéstia, sou previsível!
O meu discurso de tomada de posse, foi, no cinzentismo da noite, um discurso com alguma cor e que recordarei mais pelo texto do que pelo desempenho e forma como foi dito. Recordarei, por isso, que quem está lesionado "não deve entrar no relvado". Entrei. Fica a memória de ter entrado, naquele estado... 

11 comentários:

  1. Ficamos então à espera desse texto...
    Mas que se passa com o menino Rogerito?!

    Beijinho para o eleito.

    ResponderEliminar
  2. Ahhhhh... caramba, amigo :(

    Essas são mesmo imprevisíveis, são!


    Abraço grande!

    ResponderEliminar
  3. Graça

    Não sei se vale a pena editar tão extenso texto... fica apenas a referência de que deu um pouco de cor ao cinzentismo dominante...
    O meu estado?
    É o de um embriagado...
    (sem o correspondente prazer de ter bebido)

    ResponderEliminar
  4. És um jovem
    e deves continuar

    Vais ter mais surpresas
    mas serás sempre o meu eleito
    amigo irmão

    ResponderEliminar
  5. "Vale a pena dizer que a imprevisibilidade também acontece quando se encontra quem menos se espera... o nosso encontro ali foi uma surpresa para mim, para a pessoa encontrada, encontrar-me a mim, não o foi. Eu, passe a imodéstia, sou previsível!"

    É comigo? :) é que se é, sempre vou esclarecendo que o facto de não ter sido (totalmente) surpreendida por encontrar o meu querido amigo naquela cerimónia tão desesperadamente atamancada, deve-se ao facto de saber que era candidato. O Rogério teve a bondade de me informar numa mensagem há tempos lá no cirandando, só não sabia a que orgão concorria. No que toca à "previsibilidade", afianço-lhe que tem aqui uma concorrente directa à "imodéstia":)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Querida Ariel,

    Só tenho pena que tenha ficado numa função que me impede de a ouvir. O resto não posso (ainda) comentar pois no anterior mandato o PS sempre foi, em Oeiras, bastante imprevisível... :)

    ResponderEliminar
  7. O seu olhar meu amigo, é um olhar directo de quem sabe o que quer e o que pode fazer.

    Vou fazer uma pausa, tem que ser.


    beijinho e FORÇA!



    ResponderEliminar
  8. O que se passa em Oeiras é demasiado tormentoso, irreal e inqualificável para ser aqui tratado pela rama. Teremos certamente oportunidade de "trocar algumas ideias sobre o assunto", mesmo que as minhas funções oficiais me impeçam de "falar" :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Os nossos tempos nem sempre são bons. Há que saber atravessá-los porque o "Tempo" precisa de nós.

    Abraço fraterno

    ResponderEliminar
  10. Desejo-te o maior sucesso e que consigas aturar , sem muita dor de estômago, os disparates que ouvirás...mas que vais rebater, eu sei, rrrss

    Fica bem

    ResponderEliminar
  11. "imprevisíveis são os independentes" , já dizia o outro.

    o que assumidamente não é o teu caso.

    força. e que a vida (política) se traga muitas boas surpresas na tua "previsibilidade"...

    abraço

    ResponderEliminar