10 fevereiro, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 5

 

A frase e a época referida nela estão datadas. Referem-se ao curso de inversão da revolução de Abril. Contudo, a expressão de Sophia mantém uma actualidade brutal e mais marcante pois as fraudes são impunes, os oportunismos assumem a forma de "pós verdade" e as confusões são veiculadas pelos laboratórios sofisticados do 4º poder. Hoje como ontem o "capitalismo das palavras" comandam o Mundo...

Fica, de Sophia, o seu testemunho-poema
Com fúria e raiva

Com fúria e raiva acuso o demagogo
E o seu capitalismo das palavras

Pois é preciso saber que a palavra é sagrada
Que de longe muito longe um povo a trouxe
E nela pôs sua alma confiada

De longe muito longe desde o início
O homem soube de si pela palavra
E nomeou a pedra a flor a água
E tudo emergiu porque ele disse
Com fúria e raiva acuso o demagogo

Que se promove à sombra da palavra
E da palavra faz poder e jogo
E transforma as palavras em moeda
Como se fez com o trigo e com a terra
ANDRESEN, Sophia de Mello Breyner.
in "O nome das coisas" [1977].

10 comentários:


  1. É preciso saber que a palavra foi, à força de tanta mentira, dessacralizada. Com profunda tristeza o digo.
    Resta-lhe a Poesia, refúgio e redenção.


    Lídia

    ResponderEliminar
  2. Pensa bem, Rogério, a quem ela se refere como "demagogo".
    Continuo a afirmar que para conhecer a burguesa e aristocrática poetisa, tem de se ler a correspondência entre ela e Jorge de Sena 🐦

    ResponderEliminar
  3. Lídia

    Então? Que é isso?
    A poesia deve ser bandeira
    não refugio
    Redenção?
    Também não!
    As palavras são armas, use-as!

    ResponderEliminar
  4. Teresa,

    Demagogo, a quem se refere Sophia?
    Eis uma pergunta onde me proponho ajudar a Teresa a encontrar a sua própria resposta. Eu já tenho a minha.

    Já é a terceira vez que me empurra para a correspondência trocada com Jorge de Sena... vamos devagar... a pressa é reaccionária

    Tenha calma

    Primeiro darei a conhecer algumas facetas de Sophia

    ResponderEliminar
  5. A minha resposta é sempre a mesma, camarada Rogério, tu não conheces a Sophia, tu conheces a sua poesia, nada mais!!!

    ResponderEliminar
  6. Teresa,

    A minha resposta é sempre diferente.
    Será que ainda não percebeu?

    Um ano tem 52 semanas
    e apenas vou na 5ª liturgia

    o meu projecto é dar a conhecer Sophia
    até a mim próprio. Sabia?

    ResponderEliminar
  7. belo e empolgante Poema
    abraço, caro Rogério

    ResponderEliminar
  8. Manuel,

    Belo, empolgante e
    pleno de fúria e raiva

    ResponderEliminar
  9. Pode não vir a propósito de poesia
    e até pode ser que tenha,
    mas já a Amalia disse um dia
    que para vencer lá fora
    - no estrangeiro -
    enquanto estrela de cinema
    após recusar um convite de Anthony Quinn,
    ter-lhe faltado o único sentimento
    que faria dizer que sim,
    a RAIVA...
    Disse Amália assim:
    "Tinha a coragem, faltou-me a raiva".

    E eu, acredito, que a fúria e a raiva são fundamentais
    para nos levarem a alcançar ideais!!

    ResponderEliminar

  10. Acreditas «que a fúria e a raiva são fundamentais
    para nos levarem a alcançar ideais!!»

    Nem mais, Janita, nem mais!

    ResponderEliminar