15 março, 2019

Carta aberta aos milhares de estudantes portugueses na rua em defesa do clima


Caros jovens, caros estudantes manifestantes,

Escrevo esta carta sem a expectativa de esta vir a ser por vós lida. Assim, é para mim quase uma descarga de peso de consciência, pois, verdade se diga, eu próprio estou fazendo pouco para inverter a situação.
Mas essa vossa manifestação também não.

Se é alerta, é tardio e mal dirigido. É tardio, pois tudo tem a ver com o petróleo e este não tarda a acabar. É mal dirigido, pois a manifestação deveria ser assertiva e centrar-se na promoção de  comportamentos exemplares a começar por vós, vossos pais, tios e avós.

Como comportamentos exemplares cito o povo cubano e o que pode o poder da comunidade em contrariar tudo aquilo que agora, meus caros jovens manifestantes, estão a alertar quanto às alterações climáticas, quanto à  disponibilidade de água potável, quanto à desflorestação, quanto à diminuição do número de mamíferos e quanto às emissões de gases com efeito de estufa provenientes da queima de combustíveis fósseis.

Dizem, meus caros, que aquelas questões estão todas “no vermelho”, sendo que as medidas para as mitigar são dececionantes e dizem ainda que “A humanidade não está a fazer o que deve ser feito urgentemente para salvaguardar a biosfera ameaçada”. E gritam "A Terra esgotou a sua paciência e nós também", "Justiça climática já", ou ainda "Estado de Emergência", os jovens gritam palavras de ordem entre as quais a mais reclamada é: "Não há Planeta B".

Meus caros estudantes manifestantes,

Que tal fazer com que o mundo assuma que o petróleo no próximo ano pumba, nicles, já não há! Que tal fazer de Cuba um "case study" para o tal "Planeta B"? Eu sei, eu sei. Virão dizer que o pico petrolífero (ainda) não se confirma e que vai continuar a haver petróleo a rodos... que Cuba é isto e mais aquilo... Pois!

Se me lerem, atuem. Comecem por impor a discussão do tema. Verão que vale a pena.
Rogério Pereira
_______________________________

Este texto foi inspirado num post antigo da Manuela Araújo em "Sustentabilidade é Acção"

9 comentários:

  1. Manifestação apenas para mostrar milhares de manifestantes não é suficiente.

    ResponderEliminar
  2. Cuba como exemplo é absolutamente absurdo!!!

    ResponderEliminar
  3. Pelo que vi do video, Cuba parece ser um bom exemplo do que se deve fazer para ter uma agricultura sustentável, mas parece-me que há mais medidas que poderiam ser implementadas em favor de um ambiente melhor, para além das que surgem explicadas no video, por exemplo, usar viaturas elétricas e outras. Não me sinto habilitada a falar de mais medidas; deixo isso para especialistas que vejam o video.

    ResponderEliminar
  4. Voltei só para dizer que, ao contrário do que pensa sobre as manifestações dos jovens, dizendo que esta é tardia e insuficiente, afirmo-lhe que pouco mais os jovens podem fazer, porque estão nas mãos dos adultos (Não digam que os jovens são o futuro, pois no futuro já não serão jovens!). Faz muito sentido que façam greves, pois de que pode servir irem à escola, se o futuro da Terra está comprometido? Além disso, estas greves, noutros países, já começaram no ano passado, senão estou em erro, em agosto, e a ministra do ambiente de um dos países onde elas ocorreram demitiu-se, por não aguentar a pressão ao ver que não conseguia atender às pretensões dos jovens. A luta por um melhor ambiente tem que ser de todos, principalmente os adultos.
    Continuo a achar que o vídeo que postou é útil, só acho que tem de ser apreciado também por especialistas e por quem de direito.

    ResponderEliminar
  5. Catarina,

    Não sendo suficiente é um bom despertar
    Chega é tarde
    veja o comentário da Teresa

    ResponderEliminar
  6. Teresa,

    A absurdo
    é o que se passa com o Mundo

    Quanto a Cuba... cito:

    «A WWF elaborou, em seu relatório, um gráfico no qual sobrepõe duasvariáveis: o índice de desenvolvimento humano (estabelecido pelaONU) e a "pegada ecológica", que indica a energia e recursos, porpessoa, consumidos em cada país. Surpreendentemente, apenas Cuba tem, nos dois casos, níveissuficientes que permitem que o país seja considerado que "cumpre oscritérios mínimos" para a sustentabilidade. "Não significa, certamente, que Cuba seja um país perfeito, mas éo que cumpre as condições", disse Jonathan Loh, um dosautores do estudo. "Cuba alcança um bom nível de desenvolvimento, segundo a ONU,graças a seu alto nível de alfabetização e expectativa de vidabastante alta, enquanto sua ´pegada ecológica´ não é grande, por serum país com baixo consumo de energia", acrescentou Loh. De fato, a região latino-americana em geral parece ser a que estámais perto da sustentabilidade, já que outros países, como Brasil ouMéxico, estão perto dos mínimos necessários, frente à situação deregiões como África - com baixo consumo energético, mas muitosubdesenvolvida - e Europa - onde ocorre o inverso. Apesar do sucesso do bloco latino, asituação global mostrada pelo relatório da WWF é desanimadora. Porexemplo, o número de espécies de animais vertebrados caiu 30% nosúltimos 33 anos.A pegada deixada pelo homem é tamanha que "são consumidosrecursos em tempo muito rápido, que impede a Terra de recuperá-los",disse o diretor-geral da WWF, James Leape, que também participou daapresentação do relatório em Pequim. O novo relatório da organização coloca na "lista negra" de paísescom alto consumo per capita de energia e recursos os Emirados ÁrabesUnidos, EUA, Finlândia, Canadá, Kuwait, Austrália, Estônia, Suécia,Nova Zelândia e Noruega.»

    A sua Alemanha não estando na lista negra, também é mal comportada: anda com uma pegada ecológica na ordem dos 130%. Isto é, está 130% acima da sua biodiversidade...

    ResponderEliminar
  7. Lua Azul

    O vídeo não se limita a dar o exemplo da agricultura sustentável... lá estão exemplos de mobilidade, de construção das cidades e das energias alternativas.

    Quanto aos jovens, em parte, tem razão
    mas são eles que têm o futuro na mão

    ResponderEliminar
  8. Olá Rogério.

    Pelos vistos a SOLUÇÃO que o PLANETA precisa é que os Estados Unidos do Terrorismo (vulgarmente conhecido por EUA) aplique SANÇÕES a todos os países do mundo. Sanções estilo Cuba.

    Tirando esta farpa, dirigida aos que ainda pensam que o exemplo de Cuba não se adequa, venho apenas deixar aqui o meu contributo para ver se os adolescentes boçais, evoluem uns 0,1%!

    De resto... A minha solução continua, no meu entender, a ser ainda a única solução viável.

    Abraço e boas palestras!
    VOZ

    ResponderEliminar