31 março, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 11

 Hoje escolho um texto porque lhe encontro dentro um desafio, o tal que há muito venho sentindo:
Recomeçar em cada coisa
em cada manhã recomeçar o mundo
 e, passo a citar Sophia

«"O grito da cigarra ergue a tarde a seu cimo e o perfume do orégão invade a felicidade. Perdi a minha memória da morte da lacuna da perca do desastre. A omnipotência do sol rege a minha vida enquanto me recomeço em cada coisa. 

Por isso trouxe comigo o lírio da primeira praia. Ali se erguia intacta a coluna do primeiro dia – e vi o mar reflectido no seu primeiro espelho. Ingrina.



É esse o tempo a que regresso no perfume do orégão, no grito da cigarra, na omnipotência do sol. Os meus passos escutam o chão enquanto a alegria do encontro me desaltera e sacia. O meu reino é meu como um vestido que me serve. E sobre a areia sobre a cal e sobre a pedra escrevo: nesta manhã eu recomeço o mundo."
Sophia.
Para atravessar contigo o deserto do mundo
Para enfrentarmos juntos o terror da morte
Para ver a verdade para perder o medo
Ao lado dos teus passos caminhei

Por ti deixei meu reino meu segredo
Minha rápida noite meu silêncio
Minha pérola redonda e seu oriente
Meu espelho minha vida minha imagem
E abandonei os jardins do paraíso

Cá fora à luz sem véu do dia duro
Sem os espelhos vi que estava nua
E ao descampado se chamava tempo

Por isso com teus gestos me vestiste
E aprendi a viver em pleno vento

Sophia de Mello Breyner Andresen, 
in 'Livro Sexto'

5 comentários:

  1. Recomeçar é quase uma imposição da vida!
    Para Sophia nunca houve recomeço mas sim continuidade!

    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Rosa dos Ventos

    Engano teu
    A continuidade em Sophia
    Era um recomeço em cada dia
    Tal como eu

    ResponderEliminar
  3. Sophia, sempre Sophia e o recomeçar em cada manhã.
    Pode parecer alegoria, mas era assim com a Sophia...

    Gostei da imagem. A janela é do Rogério?

    Boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  4. Sim, Janita, é ela
    a minha janela

    Vejo o mundo através dela...

    ResponderEliminar
  5. E que bem recomeças com as palavras de Sophia...

    Abraço

    ResponderEliminar