04 março, 2019

João Lourenço, outro guerreiro?


Oiço e vejo João Lourenço.
Recuso-me a comentar a entrevista. Limito-me a recomendar que seja ouvida e vista. Se aqui venho é para me identificar com sentimentos comuns quanto a exemplos: um, o de Agostinho Neto, o Moisés de Angola, que levou o seu povo à Terra Prometida; o outro, Nelson Mandela, por tudo o que ele disse e por mais aquilo que eu já aqui, um dia, vim dizer.

Também ao ouvir e a ver me levou a memórias tidas (e escritas) sobre um discurso do guerreiro e da minha resposta, da qual transcrevo meus últimos versos:
«Sabes? Se semeámos futuros de ódio, de tribalismo e de guerra
haverá colheita de horrores e de mais miséria
A independência é apenas o regresso
é tão só e apenas o assegurar de um recomeço
Faz o que tens de fazer
Teu povo o irá agradecer
Mas será ainda longa a sua luta.»

Rogério Pereira

1 comentário: