05 março, 2019

"Os telemóveis" e Camões...


Segundo dados da PORDATA teriam sido matriculados, em 2017, nos 2º, 3º ciclos e no ensino secundário, mais de 800 000 alunos. Para o meu juízo, os do ensino superior serão já caso perdido...

A que me refiro? Não à canção, nem ao seu canta-autor, mas ao incómodo de Camões quando o poeta, depois do festival assistiu ao monologo (abaixo) e logo desabafou, usando um telemóvel: "Rogério, para a nossa criançada, não há gramática que lhes valha, o Conan acabou com a esperança que restava" Retorqui, com pouca convicção "Talvez venha a ser no Cairo, o próximo Festival da Canção"

13 comentários:

  1. O Egito não participa, portanto, o próximo Festival da Canção não vai ser no Cairo.

    ResponderEliminar
  2. Meu Deus aquilo é português? Ainda bem que não vi o festival.
    Abraço e boa semana

    ResponderEliminar
  3. Teresa
    é assim
    a canção é toda ela árabe
    se o Egipto reclamar... quem sabe?

    ResponderEliminar
  4. Li algures que o tipo imita o Variações!!!

    PORTUGAL outra vez em último lugar???

    Mais oportunidades para a canção alemå, que também não é nada famosa 🎵🎵🎵

    ResponderEliminar
  5. Teresa
    Eu estou preocupado com 800 000 alunos
    Camões salta do túmulo
    e tu estás preocupada com quem ganha a Eurovisão?

    ResponderEliminar
  6. Francamente, Rogério, estou-me nas tintas para quem ganha o Festival da Canção, como também me estou nas tintas para os 800 000 alunos!!!

    E Luís de Camões não salta do túmulo. O nosso maior POETA era irreverente, não era burguês. "Outros tempos, outras vontades" expressam a sua tolerância.

    ResponderEliminar
  7. Confesso a minha falta de sensibilidade e conhecimento para a leitura de poesia. Por isso, não compreendo a letra da canção “Telemóveis”.

    Na minha muito modesta opinião seria melhor Portugal não ser representado do que ir com uma canção aberrante. Mas isto sou eu que há muito não estou a par da qualidade das canções apresentadas na Eurovisão.

    Mais tarde me referirei ao outro aspeto - o mais importante - deste post. Vou pesquisar para dar uma opiniao bem informada. ; ))

    ResponderEliminar
  8. Achei horrível, no entanto não vi o festival. Foi apenas porque começou a circular. Enfim palhaçada.

    Hoje:- Anunciando a Primavera.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira

    ResponderEliminar
  9. Assisti, estupefacta, à final do Festival intervalada com o Porto-Benfica!
    Ainda não ouvi o tal Osíris a falar, tive que ouvir os treinadores! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Catarina, Bingo!
    Acertaste em cheio no que me preocupa

    Na tua investigação vê se trazes dados, entre as 800 000 crianças, qual a percentagem daquelas que empregam, em linguagem corrente, termos tais como:

    bue, tás a ver, beca,
    marada, ó meu, merda

    Camões, que tanto deu à divulgação
    da língua portuguesa
    e muitos de nós tanto preza
    está a ser passado à reserva

    daqui, a algumas gerações
    estará perdida a língua de Camões

    Quanto à canção...
    não emito a minha opinião
    (mas os árabes vão gostar!)

    ResponderEliminar
  11. Apenas ouvi partes da canção... já tentei começar e não fui capaz de acabar...

    Quanto à questão do português... não frequento escolas secundárias, em todo o caso, não acredito que represente a juventude portuguesa, recuso-me a acreditar nisso... Os jovens a que tenho acesso falam um português correto...

    Temo que possa ser visto como um exemplo ou pior, como qualquer tipo de "visionário", pelo que vou lendo, aqui e ali.

    Abraço

    ResponderEliminar
  12. Sam

    Eu frequento escolas secundárias
    Eu frequento bairros sociais
    Eu frequento ruas e esplanadas
    Eu frequento as redes sociais

    E só lhe digo, meu amigo
    o seu temor faz todo o sentido

    ResponderEliminar