14 outubro, 2020

A GRANDE FARSA DA SUSTENTABILIDADE - 2

Não é de agora a minha aflição pela martirizada Terra. Mas foi ontem que, num extenso artigo, passei a mais completa explicação sobre as razões que a tornam mártir. A Maria João, no seu comentário, faz uma pequena transcrição que resume tudo:

O Fórum Económico Mundial, com a sua manifestação anual em Davos, e o FMI estão totalmente comprometidos com a ideia do New Green Deal. Para eles, não são o capitalismo neoliberal desenfreado e o consumismo extremo que dele emana os responsáveis pelo colapso ambiental e social no mundo, mas sim apenas o uso de fontes de energia poluentes, como os hidrocarbonetos. Enquanto isso, tentam esconder o enorme uso de combustíveis fósseis a que recorrem para pretensamente criar uma economia baseada em “energia verde”. O capitalismo está bem, muito obrigado. Só há que pintá-lo de “verde”.

1 comentário:

  1. E sei que sabes que é exactamente esta a mensagem que passa; entre os cuidados preventivos e os terrores lançados pela pandemia - agora sindemia... - do SARS-CoV-2 e a urgência em dar algumas demãos de maquilhagem no ambiente, poucos terão tempo, disponibilidade e objectividade para descobrir a verdadeira origem do problema. O capitalismo tem todos os defeitos possíveis. Juraria que até tem alguns defeitos impossíveis, mas não é mesmo nada estúpido e tem muitos, muitos anos de prática no uso da máscara. Outra, que não a cirúrgica, claro.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar