27 outubro, 2020

"A Sociedade portuguesa não se poderia transformar através de discursos, de publicações. A transformação deu-se através de fazer...".

A frase em título é do Prof. Agostinho da Silva citado pela minha amiga Janita e a propósito de uma pergunta acerca dos efeitos da «Seara Nova», que segundo ela e o tal Agostinho, os seareiros escreviam mais do que actuavam.

Claro que tinha de reagir, eu seareiro, que ando numa fona de um lado para outro lado, num lufa-lufa que me não dou parado. Era para ligar à terra e deixar o tema cair, mas a empurrar-me para aqui, assim, veio a notícia e a imagem da medalha. 100 anos? Claro que vou adquiri-la!

Quanto à frase, em tudo está errada! Pois se é verdade que não há teoria sem prática, não é menos verdade que não há prática sem teoria. 

Que seria do 25 de Abril, sem o prévio consenso em torno do Programa do MFA?

Como sou seareiro desde puto, não encerro aqui o assunto!


 

3 comentários:

  1. Atrevo-me a fazer aí, uma ligeira correcção, Rogério.

    Efectivamente, a frase com que encabeça e titula este artigo, saiu da boca do Professor Agostinho da Silva. Já a suposição de que os "seareiros" escreveriam mais do que actuavam, é de minha inteira responsabilidade.

    O Prof. explicou,
    com fundamento,
    o que foi por outros,
    não seareiros feito.

    E o BB não contrapôs...

    Quer ser o Rogério agora a fazê-lo, faça,
    mas dizer que vai comprar a medalha,
    como quem ameaça?

    Isso só pode ser uma chalaça!!

    ResponderEliminar
  2. A teoria é a base da prática!
    Já eu não ando numa lufa-lufa!

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. 100 anos, já? O meu avô era seareiro e muitos seareiros passaram pela nossa casa...

    Era eu muito pequenina, não me recordo de todos, até porque, sendo memórias muito, muito antigas, tendo a confundi-los com os presencistas...

    Abraço, Rogério!

    ResponderEliminar