06 dezembro, 2020

Ainda as intrigantes palavras de Eduardo Lourenço, sobre (alguns) poetas do neo-realismo

Transcrevo,  as intrigantes palavras de Eduardo Lourenço, naquele texto meu que ele "escreveu, num texto seu, referindo-se à obra de Manuel da Fonseca como "folclorismo populista", considerando os poemas de Fernando Namora "prosaicamente agressivos" e quanto aos poemas de Álvaro Feijó e de Políbio Gomes dos Santos de uma autenticidade  de "inegável adolescentismo".

Sobre Álvaro Feijó, foi ele considerado, por quem meu leu, de enorme maturidade de escrita e, assim, negando-se o inegável.

Vejamos o que se considera de Políbio Gomes dos Santos...

Testamento Aberto

Só para ver curar minhas pernas partidas
Nas dores eternas
Dos saltos gorados,
Eu amo a aparente inconsciência dos loucos,
Embora fique aos poucos nos meus saltos
Desabridos e falhados.

Apraz-me, no espelho, esta face esmagada,
À força de querer transpor o além
Da minha porta fechada...

Porém,
Seja o que for, que seja,
Se uma CERTEZA alcanço
E uma mulher me beija.

Que importa
Que eu fique molemente olhando a minha porta
Aberta,
Ou que eu parta e a morte me espreite
Num desfiladeiro?...
E quem virá chorar e quem virá,
Se a morte que vier for a de lá
Certeira e minha...
E merecida como um sono que se dorme
Após a noite perdida?...

E que piedade anda a escrever um frágil,
Na embalagem dos ossos
Que trago emprestados...
Que deixarei ficar ao sol e à chuva
E que serão limados
No entulho dos calhaus que também foram rocha?...

Para quê, se mil vezes provoco
Os tombos do chegar e do partir?!
- A minha fragilidade
Foi-me dada
Para me servir.

Políbio Gomes dos Santos, in 'As Três Pessoas'*

* A Maria João tem o livro, vou pedir-lho! 


9 comentários:

  1. Abençoada a fragilidade que temos e se usa para nos servir e jamais para servir quem gosta de servir-se de subserviência...frágil, sim, subserviente, nunca!

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita,
      Subscrevo,
      mas não ligo
      nem consigo
      integrar no contexto

      Eliminar
    2. Rogério...

      Para quê, se mil vezes provoco
      Os tombos do chegar e do partir?!

      - A minha fragilidade
      Foi-me dada
      Para me servir.


      :)

      Eliminar
    3. ....a partir daqui
      deixei-me ir!

      Eliminar
    4. Essa, é tão indireta, tão indireta
      que nem com a minha ágil inteligência a consegui apanhar...

      :)

      Eliminar
  2. Por vezes , os intelectuais têm um assomo de....

    Boa semana com abraço para ti e para a Maria João

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, São
      Por vezes... mas se fosse só um assomo...

      (fui de manhã ao hospital com a Maria João, e as notícias não são boas... tem a visão reduzida a 10%... foi medicada e volta a consulta na próxima 6ª feira... Vamos ver)

      Eliminar
    2. Desejo que as próximas notícias sobre a Mª João já sejam mais animadoras.

      Eliminar
    3. Dificilmente serão... a situação não só é grave como é complicada. A possível solução (transplante da córnea) está fora de hipótese dada as outras complicações, designadamente a cardíaca...

      Vamos ver se ela verá...

      Eliminar