31 dezembro, 2020

ELEGIA, DO VELHO ANO - A MINHA ODE AO ANO NOVO

ELEGIA, DO VELHO ANO

Caros amigos,
sabendo que está quase chegada a hora
de me ir embora,
aproveito a oportunidade que me é dada
para vos deixar palavras medidas
bem pesadas e reflectidas.
Vou ser acusado de ter sido um mau,
muito mau ano.
Que grande engano…

Nada de mais errado
atribuir ao Tempo
aquilo que está fora das suas competências.
Não sou o causador de vossas dores,
ansiedades, medos e temores... 
Não sou eu quem desencadeia pandemias, nem as guerras que infernizam a terra
sois vós próprios,
caras senhoras e caros senhores.
Sois vós próprios e as vossas circunstâncias,
e mesmo estas não me podem ser imputadas.
O tempo, este vosso servo,
apenas é uma referência intangível
a quem nada é exigível.
Ninguém até hoje me tocou.
Ninguém até hoje me fotografou,
me descreveu a rigor ou desenhou.
Contudo existo,
mas apenas marco referências
de cada facto ocorrido,
de cada acto omisso,
de oportunidades tidas ou perdidas.
E logo, quando cada badalada for ouvida,
das doze que serão escutadas,
não esqueçam de juntar aos vossos doze desejos,
palavras minhas, aqui deixadas:
Que cada desejo não entregue ao tempo anseios
que dependem de vossos gestos.
O tempo nunca resolveu nada
que os povos não tenham querido resolver.
Que cada um saiba o que de importante pode e deve fazer.
Que a sabedoria vos ilumine.
São os meus votos

____________________________________________
MINHA ODE AO ANO NOVO

Deixemos ir o velho
Que eu fico e mesmo em sofrimento me renovo
Há dez anos que por aqui ando
Na esperança de cada ano
Vir a ser um Ano Novo
Hoje, em dia que se quer solidário
Quebro o hábito
E desejo-vos  a todos
Um BOM MUNDO NOVO


13 comentários:

  1. Gostei muito de ler a sua publicação em forma poética. Deixando votos de um
    .
    Feliz Ano Novo de 2021, extensivo a toda a sua família
    E a quem mais morar em seu coração.
    Saudações poéticas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há dez anos que por aqui ando
      Na esperança de cada ano
      Vir a ser um Ano Novo
      Hoje, em dia que se quer solidário
      Quebro o hábito
      E desejei-lhe Ricardo
      Um BOM MUNDO NOVO

      Eliminar
  2. Sábias palavras essas que o Velho Ano lhe ditou.
    Esperemos que o Novo comece devagarinho para chegar longe...

    Muito interessante o Postal.
    Gostei bastante.
    Parabéns por essa força que nos contagia.

    Bom 2021

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu sei, Janita
      de onde me vem esta força
      quem me alimenta esta energia

      Eliminar
  3. Gostei desta elegia. E do postal.
    deixo um abraço. E votos de que nunca lhe falte a saúde que a força e o entusiasmo estão-lhe no sangue.
    Bom 2021

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão no
      Meu Sangue Mouro
      em Minha Alma Celta
      e, também
      no Meu Coração Luso

      Votos de Saúde, da boa!

      Eliminar
  4. Bonita imagem. Um abraço, vamos dar vivas a 2021... chegámos.
    Felicidades e saúde.

    ResponderEliminar
  5. Espiritualmente, 2020 foi um ano rido de oportunidades, sem dúvida.

    Beijinho , bom 2021!

    ResponderEliminar
  6. Não deixemos morrer os nossos mortos

    ResponderEliminar
  7. Inspiradíssima esta última publicação do ano velho!
    Que 2021 te traga tudo de bom, meu amigo.
    Rogério, hoje às onze em ponto procura e encontrarás o que querias.
    Beijo.

    ResponderEliminar