05 dezembro, 2020

Proibi a Maria João, hoje mesmo, que escrevesse... nem mais um soneto!

 

Visitei-a, como uma vez a tinha visitado. Ligou-me, mas desta vez a razão era diferente como foi diferente a conversa do médico, que fez prognóstico mais reservado fazendo sentir que tudo podia acontecer, dado que a lesão da córnea era grave. Nas urgências do São José esperei, pacientemente, que o atendimento decorresse depois de algumas peripécias até chegar a ele (a "saúde 24" encaminharam-nos para o São Francisco Xavier, desconhecendo que o hospital não tem urgência da especialidade).

Segunda-feira irei levá-la ao Egas Moniz... Veremos...

A manifestar o desejo que tudo se resolva, fica o soneto que um dia me foi dedicado.

NÃO HÁ FIM PARA O SONHO. NÃO HÁ FIM...
Não há, neste planeta, mar nem céu,
Estrada longa demais, alta montanha,
Ponte suspensa sobre um medo teu
Que te trave esse sonho e, coisa estranha,

Um pouco desse sonho é também meu,
Um nada dessa chama em mim se entranha
E aonde chegar, chegarei eu,
Pois nisto ninguém perde. Só se ganha.

Não há fim para um sonho construído,
Nem haverá lugar para o vencido
Num sonho desta forma partilhado

Se, quando te pareça estar no fim,
Vês que mal começou dentro de mim
E que outros vão nascendo a nosso lado.
Maria João Brito de Sousa – 02.05.2018

21 comentários:

  1. Desejo, com a mesma sinceridade já expressa numa outra situação, que a Poetisa melhore e possa voltar a fazer o que mais gosta, que é escrever os seus belos Sonetos.

    Um abraço duplo com votos de significativas melhoras.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ontem, ao percorrer a cidade no sentido do nosso regresso ela só tinha palavras de desesperança, de desespero.
      "Rogério, se cego, que irá ser de mim!?"
      Eu respondia com as melhores palavras que encontrava...
      Obrigado pelo teu duplo abraço.

      Eliminar
  2. Esperamos o regresso da Maria João de quem já tinha dado falta. Tudo vai correr bem. Votos de rápidas melhoras

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em casa dela, tirei uma foto à tua oferta, tão bela.
      Levarei o teu desejo, daqui a pouco
      dou-lho!

      Eliminar
  3. Estou aqui a fazer figas para que a Maria João melhore de verdade, e volte a fazer aquilo que sabe fazer tão bem.

    ResponderEliminar
  4. Tb lhe desejo com sinceridade que recupere.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Daqui a pouco dar-lhe-ei conta do seu desejo, de cuja sinceridade não duvidamos!

      Eliminar
  5. As melhoras da poeta, para que possa continuar a escrever versos poderosos como os que acabei de ler.
    É linda a amizade!
    Dois beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, sou amigo do meu amigo
      E faço sempre pelos amigos o que estiver ao meu alcance
      Dois beijos de agradecimento!

      Eliminar
  6. Rápidas melhoras dessa grande poetisa que escreveu e ofereceu tão sublime soneto.
    .
    Domingo feliz
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  7. Que tudo corra pelo melhor à Maria João!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para já, não está a correr pelo melhor
      há pouco estive lá e estava pior
      Vamos ver...

      Eliminar
  8. Um beijo para a Maria João
    e um abraço para ti
    Tudo pelo melhor

    ResponderEliminar
  9. Desejo as melhoras à Maria João Brito de Sousa e envio um beijo com todo o carinho 💚

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu dou, gosto do papel de charneira-do-beijo
      Mas então e eu? Não mereço?

      Eliminar

  10. Sonhar nunca tem fim !
    Desejo de todo o coração que a poeta Maria João recupere.
    Não há melhor terapia que a da amizade.

    Beijinhos para ambos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fê, querida amiga, infelizmente a terapia da amizade está limitada a coisas da cabeça e da alma
      do corpo
      a amizade apenas sabe olhar
      e sonhar

      Sonhemos!

      Eliminar

  11. Vim trazer mais beijinhos de melhoras à Maria João.
    Sente-se a falta dela... mas assim que melhore, sinto que regressará ao convívio daqueles que ela mais estima.

    Entregas-lhe um beijinho meu!?
    (outro para ti, para não haver diferenças de tratamento) 😊

    ResponderEliminar