29 janeiro, 2019

Hoje visitei a Maria João...


Visitei a Maria João, parecia estar bem. Prometi-lhe trazer ao meu espaço um soneto seu. "Estás à vontade, escolhe!" e, depois de trocar breves impressões sobre o seu estado* com o jovem médico, saí. Levava já na mente a escolha. Apenas lhe acrescentei a dedicatória, feita por ela no mail que me enviou, com a mesma data do poema.
«Aqui vai o prometido soneto, mas lembra-te de que eu não vejo o sonho como o vê a maioria da burguesia. Não me tento pelas raspadinhas, pelos euromilhões, pelos totolotos e quejandos. Não quero saber de marcas, raças, estatuto e outras superficialidades que tanto ofuscam as mentes. Posso ter objectivos pessoais, como todo o animal humano, mas é de outra coisa que falo quando me reporto ao SONHO.
Pensei procurar qualquer coisa mais óbvia, mas... para quê? Este assenta-te que nem uma luva, já que és um Desenhador de Sonhos
 NÃO HÁ FIM PARA O SONHO. NÃO HÁ FIM...
Não há, neste planeta, mar nem céu,
Estrada longa demais, alta montanha,
Ponte suspensa sobre um medo teu
Que te trave esse sonho e, coisa estranha,

Um pouco desse sonho é também meu,
Um nada dessa chama em mim se entranha
E aonde chegar, chegarei eu,
Pois nisto ninguém perde. Só se ganha.

Não há fim para um sonho construído,
Nem haverá lugar para o vencido
Num sonho desta forma partilhado

Se, quando te pareça estar no fim,
Vês que mal começou dentro de mim
E que outros vão nascendo a nosso lado.
Maria João Brito de Sousa – 02.05.2018 
________________________________________________
 
Visitei a Maria João hoje, no Hospital da Cruz Vermelha. Um telefonema ontem, cerca das 23h, dava-me conta de que sofrera um enfarte a que se seguiram complicações. O médico, tranquilizou-me, referindo que a sua situação era estável e o prognóstico era positivo.

18 comentários:

  1. Obrigado por nos dar notícias. Por favor se voltar a estar com ela, dê-lhe um abraço meu.
    Vou rezar por ela.
    Abraço


    ResponderEliminar
  2. Um belo soneto, para um "Desenhador de Sonhos", que, além disso, é um bom amigo da Maria João. Muito obrigada! E parabéns a ambos!
    Fico ansiosa por notícias da Maria João. Por favor, se a puder visitar, diga-lhe que estou com ela em pensamento e oração, e que lhe desejo que, em breve, esteja restabelecida, em casa, para alegria de nós todos, e até da sua Mistral, que costuma deixar de comer e de beber, quando a amiga está internada... :(

    Um grato abraço

    Maria João Oliveira - Coimbra

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por nos dares notícias da Maria João. Às vezes passo muito tempo sem saber dela...
    Folgo em saber que está estável e que o prognóstico é positivo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  4. Desejo, de todo o coração, que a doente fique boa rapidamente. Quanto ao soneto, é lindíssimo. O mundo precisa de aprender a sonhar e precisa de transformar os sonhos em realidade.

    Um grande beijo com votos de melhoras para a Maria João e um abraço para o Rogério

    ResponderEliminar
  5. Que tudo corra bem com A Sra. Bela Homenagem.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.

    ResponderEliminar
  6. Obrigada, Rogério!

    Ficou mais escuro o dia. Diga-lhe, se puder, que desejo a mais rápida e completa recuperação. Junte um beijo meu, p.f.

    Lídia

    ResponderEliminar
  7. Votos de boas e rápidas melhoras para quem tão bem escreve.
    Não podemos prescindir de valores assim.

    ResponderEliminar
  8. Um belo soneto que nos lembra o valor do sonho!
    As melhoras da sua autora e um agradecimento ao Rogério por me dar a conhecer a Maria João!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Minha querida Maria João, que és sonhadora já todos os que te lêem . Também sabem que és uma belíssima sonetista e que tens uma veia poética, como o teu avô António de Sousa. Bem pequena ouvia falar dele na minha família paterna. Dava-se com as minhas tias, principalmente com a Celeste Teles.

    Espero que andas, senão bem, pelo menos melhor. Que o soneto é bonito, claro que é. E já outro poeta dizia que " o sonho comanda a vida/ e sempre que um homem sonha/ o mundo pula e avança/como bola colorida / entre as mãos de uma criança."

    Quem acredita que é possível mudar o mundo para melhor não pode deixar de ter Esperança, uma forma de sonho.

    Beijinhos para a Maria João e para o Rogério, também um sonhador, por certo. <3 <3

    ResponderEliminar
  10. A coragem é a terapia dos fortes! Não é verdade Maria João?

    Obrigado Rogério.

    ResponderEliminar
  11. A POESIA não melhora o mundo 🌍 mas sem POESIA o mundo era ainda mais feio, frio, pobre.

    Abraço de Düsseldorf à Maria João, desejando-lhe melhoras rápidas:-*

    Eu sempre soube, que eras um tipo porreiro, camarada Rogério!!!

    ResponderEliminar
  12. ÚLTIMAS NOTÍCIAS

    Hoje não deu para visita
    (ocupação minha)
    mas há noticias, e são boas

    - embora continue nos cuidados intensivos, há melhoras
    - fiz-lhe chegar a dimensão da cadeia de solidariedade e de carinho (esta aqui e a do facebook)
    - demos conta de que a Mistral (a sua gata) está bem tratada

    Vou dando noticias...

    ResponderEliminar
  13. Lamento sinceramente mais esse percalço na saúde da Maria João.
    Ultimamente já não se andava a sentir bem, creio.
    Felizmente, hoje, temos bons médicos da especialidade e a ciência tem evoluído muito.

    Fui submetida a uma angioplastia em 2012, após um internamento de vigilância nos cuidados intensivos e, a partir daí, sinto-me bem. Desejo muito que a nossa Poetisa recupere rapidamente.
    Obrigada, Rogério por nos trazer notícias. Se for possível não deixe de lhe dizer que mando um grande beijinho e fico a torcer para que volte bem e o mais breve possível ao nosso convívio.

    Vou levar o link deste blogue para o meu Cantinho.

    O Soneto e a mensagem são o 'retrato' da Poetisa.
    Obrigada e um duplo abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
  14. Gosto imenso do soneto e lamento os problemas que afligem a Maria João, a quem desejo rápida e definitiva recuperação .

    Para ela e para ti, um afetuoso abraço

    ResponderEliminar
  15. Meu irmão
    dá-lhe um beijo meu
    Grato pela partilha

    ResponderEliminar

  16. Reconfortante saber boas as notícias!

    Obrigada.

    Lídia

    ResponderEliminar
  17. A Mª João foi a minha primeira amiga na internet, comunicávamos através dos blogs diáriamente, faz uns doze anos, tive o prazer de a conhecer pessoalmente é pessoa extraordinária, adoro os seus sonetos. Não sabia que estava doente, desejo-lhe as melhoras rápidas. E deixo um beijinho. obrigada ao Sr. Rogério pelas notícias animadoras, eu venho geralmente ler o que o amigo partilha.

    ResponderEliminar
  18. Só ontem, Rogério, só ontem descobri esta tua publicação, mas já estava com os olhos muito cansados e não tive forma de aqui expressar o meu agradecimento. A ti, pelas novas sobre a minha pessoa e pelas visitas, bem como a todos os amigos que aqui expressaram a sua preocupação e os seus votos de boas melhoras.

    Para todos vós, um enorme abraço! OBRIGADA!


    Maria João

    ResponderEliminar