26 janeiro, 2021

As eleições Presidenciais, no virar de página (para memória futura)


«Ao Presidente da República incube defender, cumprir e fazer cumprir a Constituição da República Portuguesa e não animar a sua subversão, é essa a exigência que está colocada ao Presidente eleito.

O Comité Central salienta o valor e significado próprios da candidatura de João Ferreira, candidatura que colocou, como nenhuma outra, o valor do trabalho e dos trabalhadores, os serviços públicos, a liberdade e a democracia no centro da sua intervenção, deu, como nenhuma outra, conteúdo e significado ao que a Constituição da República representa enquanto referência para uma política de progresso social, de garantia e efectivação de direitos, de afirmação de Portugal como nação desenvolvida e soberana.

A votação obtida por João Ferreira traduz um progresso eleitoral quando comparado com o resultado do candidato apoiado pelo PCP em 2016. De facto, o aumento de 3,95 para 4,32% e a obtenção de um número idêntico de votos, num quadro em que votam quase menos meio milhão de eleitores e num contexto marcado por circunstâncias de saúde pública que limitaram a acção de esclarecimento e mobilização e que desmente os que procuram falsamente menorizar o resultado obtido pela sua candidatura.

Um resultado tão mais importante quanto a verificada prevalência de factores dispersivos, quer sobre a importância das eleições, quer sobre o que de facto nelas se decidia e aos quais se juntou a despropositada centralidade dada a falsas disputas sobre “segundos” lugares.

O PCP, saudando todos quantos manifestaram o seu apoio à candidatura de João Ferreira reafirma que esse apoio e essa força será colocada ao serviço da intervenção e da luta por uma política alternativa capaz de assegurar a elevação das condições de vida dos trabalhadores e do povo, o progresso e justiça sociais e o desenvolvimento do País.»

Reunião do Comité Central do PCP
Estrato da comunicação de Jerónimo de Sousa
(ler aqui na integra)

«O PS continua a recolher mais intenções de voto do que toda a direita junta (39,9% contra 38,6%), juntando a CDU (que viabilizou o último Orçamento), o resultado sobe para 45% e, se o BE voltasse a fazer parte de um entendimento, o total do PS e da esquerda significaria, nesta sondagem, 52% de intenções de voto.»
A sondagem Aximage, hoje
«Cada voto contado nesta candidatura é já um ponto de apoio nesta luta que vai continuar por uma vida melhor. Com coragem e confiança, abriremos um horizonte de esperança na vida deste país.»
                                     João Ferreira, na noite eleitoral

12 comentários:

  1. Hoje a Clara de Sousa perguntou ao seu convidado se não era tendencioso dizer que o AV roubou votos ao candidato do PC, quando em 2016 Edgar Siva tinha tido menos voto do que João Ferreira.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Clara de Sousa chegou tarde
      para repor a verdade
      e acabou, de uma maneira indirecta
      por chamar tendenciosos aos seus colegas de profissão.
      Só lhe fica bem...

      Eliminar
  2. Esqueci de dizer, no Barreiro o AV não passou do 4º lugar.

    ResponderEliminar
  3. A comunicação social é má a trabalhar números ou pior, trabalham os números mal de propósito por forma a “vender” (publicidade) mais, a ter mais leitores e não digo isto apenas a propósito das eleições (antes fosse).
    Em todo o caso, são eleições com um teor diferente e com a agravante de se tratar de um segundo mandato e em especial, de ser um segundo mandato de alguém que se portou alguns furos acima do seu antecessor (não era difícil).
    Agora, vi zonas desfavorecidas a voltar em alguém que para além de xenófobo e racista tem como visão acabar com o serviço nacional de saúde e as escolas públicas e trazer algo que será uma questão de tempo que é o direito de se despedir alguém porque o empregador acordou indisposto.
    A percentagem de votos que esse senhor conseguiu é motivo de justos receios.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não podia estar de acordo... Eu só lhe emendaria a palavra "trabalhar". Substitui-la-ia por "manipular"
      E como não há manipulação sem resultados dessa intenção o desfecho é esse que apontou.

      Eliminar
  4. A campanha do camarada João Ferreira foi limpa e exemplar. Segui-a tanto quanto pude através do único meio que tenho à mão, o computador, e senti-me sempre profundamente orgulhosa do meu candidato. Ah, desta vez, "levei um amigo, também"!

    Abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos num virar de página
      e os resultados não terão o efeito que por aí se apregoa
      Se leste este post, repara nos resultados da sondagem da Aximage...
      Em tempo de resistência, resistiremos!

      Dá um abraço meu a esse teu amigo!

      Eliminar
  5. É bom virar a página não esquecendo o que ficou para trás!

    Abraço

    ResponderEliminar
  6. Vou responder referindo e adaptando a sua frase no cabeçalho (:

    Leva tempo como o caraças, mudar o mundo !

    A esquerda tem que se unir, para diminuir esse tempo.

    Beijinho




    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Fê
      Tenho essa fé

      e, no meu texto, abro essa porta ao citar a sondagem da Aximage

      «O PS continua a recolher mais intenções de voto do que toda a direita junta (39,9% contra 38,6%), juntando a CDU (que viabilizou o último Orçamento), o resultado sobe para 45% e, se o BE voltasse a fazer parte de um entendimento, o total do PS e da esquerda significaria, nesta sondagem, 52% de intenções de voto.»

      Eliminar