28 janeiro, 2021

O Miguel foi-se embora... (mas volta!)

O meu neto, que não há muito tinha chegado, foi-se embora. Impedido de fazer o quer que seja, confinado ao meu espaço, fui levá-lo a Santa Apolónia e voltei a ficar só.
Ele voltará quando for chegado um tempo de melhor acerto.

Esqueceu-se do livro, com uma página marcada. Não lhe perguntarei se era a página aonde chegara, pois prevejo que ele me queria avisar que, no meu livro, o poema está repetido... 

Sou distraído. Ele também.
 

 

DESPERTARES

A alma, o corpo e a razão
sentiram-se abraçados,
docemente,
como há muito não lhe acontecia
Desde então,
ela não mais se afastaria,
como se fizesse parte dele,
sem pressão nem posse.
Seu tronco tornou-se forte
e, na sua frondosa copa,
as folhas assumiram aquele tom
verde de esperanças e de certezas
contrastando com o vermelho
de um fruto amadurecido
Enquanto a seiva lhe fervilhava,
as raízes acordaram resolutas
no seio do húmus da terra

Decidiu então juntar-se à floresta
Assim unidos, assaltaram a cidade


"O Melhor de Mim Somos Nós" 
(E outros poemas) - pág.16

21 comentários:

  1. Afinidades, entre pessoas do mesmo sangue!!
    O esquecimento, não a falta de diálogo, o avô gosta de comunicar.
    E o neto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. »Vô, tomaste o comprimido?»
      (o meu puto nunca falhou...)

      Eliminar
    2. Tu também nunca falhas com o que prometes, Rogério!!

      Uma lágrima grata me turbou o olhar
      escorrendo pelos cantos do jardim
      escondida nas folhas deste inverno
      a dor longínqua que vai em mim

      A minha caixa do correio fica no jardim.

      Eliminar
    3. Cuidado com as lágrimas que vão escorrendo pelo jardim, não há flor que resista ao salgado da dor longínqua que vai em nós...

      Eliminar
    4. Uma „pétala-resposta“ que mostra que compreendeste bem o que eu queria dizer.

      Eliminar
  2. O final não é bem igual. O do segundo dá mais força ao poema.
    E o Miguel voltará sim quando for tempo disso.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
  3. Que o Miguel regresse em tempo oportuno.

    Tudo de bom para os dois.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero pelo tempo certo
      pacientemente
      como espero sempre
      sem desespero

      Eliminar
  4. O Miguel voltará :). E eu? Também virei a ter direito a esse teu "O Melhor de Mim Somos Nós"? :)
    Bem, admito que, por enquanto, tenho menos dificuldade em ler no computador do que em papel impresso, não sei porquê. Talvez porque, aqui, posso aumentar um pouco as letras...

    Lembras-te daquela célebre sequência de macaquinhos com as mãos posicionadas sobre os olhos, a boca e os ouvidos? Pois para ficar como eles já só me falta ensurdecer, rsrsrs

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Nem imaginas o que me tenho contido,
      em te falar sequer do livro
      E quanto a ensurdecer...
      tens sido tão surda ao meu aviso

      Tem cuidado contigo

      Eliminar
  5. Também tenho um Miguel na minha vida... docinho!!!
    Está lá para o norte, com muita pena minha.
    Rogério, calma que o «piqueno» volta.
    Beijo, protege-te bem.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que volta
      É um neto boomerang
      Quando sou eu que mando
      Volta sempre

      Eliminar
  6. Quando a alma, o corpo e a razão se abraçam , não só assaltam a cidade, conquistam o mundo.
    E não andam distraídos, andam despertos !

    Muito comovente.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando estou comovido
      é a comoção que partilho

      Ah, como sabes ser assim...
      sigo o teu exemplo
      fazes o mesmo (e tão bem feito!)

      Eliminar
  7. Bonito assalto poético!
    Ele voltará para continuar onde ficou.
    Há um mês que os meus partiram...

    Abraço

    ResponderEliminar
  8. Há palavras que precisam de ser repetidas... como orações!
    Que volte depressa, o Miguel!

    Lídia

    ResponderEliminar
  9. Aguardo o teu livro
    para encontrar o teu neto
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele faz parte de mais um lote de afectos
      que em breve chegará à mão
      de quem os deseja, meu Mar

      Eliminar