30 janeiro, 2021

Da minha janela - 7 ( ou o dia em que até Ele desespera)

Cristo Rei, por detrás da névoa que se adensa

O DIA EM QUE ATÉ ELE DESESPERA

Não há distancias
Que separem
Quem se pretende perto
Falei-Lhe
Respondeu-me
A voz era nítida
Como se cada um
Ouvisse o pensamento
Do outro

A dada altura Ele sorriu
Com um sorriso triste
E enquanto uma lágrima
furtiva Lhe escorria
pela pedra fria
que Lhe talha o rosto, me disse
Perguntei-Lhe um dia
"Meu Pai, porque me abandonaste?"
Hoje voltei a perguntar-Lhe
Respondeu-me este enevoado silêncio!

Foi então que dei por mim,
herético,
a dar ânimo e esperança a Cristo

Rogério Pereira

13 comentários:

  1. Belo poema, Rogério!

    Não o saberás, mas descreves o mesmo que o meu pai, ateu convicto, muitas vezes me comunicou sentir.

    Forte abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabes?
      Por vezes somos nós heréticos, ateus
      Que mais alento e esperança
      dão tantos filhos de Deus

      Cristo mo disse!

      Eliminar
  2. Meu amigo!
    Uma prece que gostei de ouvir.
    E a harmonia nasceu em mim...

    ResponderEliminar
  3. Em dias destes o teu poema ajuda.
    Talvez Cristo-Rei também se sinta melhor!

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Muda o mar
    Muda a onda que se rebela
    Tu e Ele
    Ele e eu
    Não sei se o Cristo-Rei se comoveu
    Perante um desespero
    Ainda não crente e sincero.

    (fosse realidade o seu olhar
    e seria menos difícil o mundo mudar)


    Ousadia minha ao adaptar o seu poema da página 4 (quatro)
    à minha pseudo veia poética, aqui exposta ao desbarato.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Janita, duas notas e uma correcção:
      Primeira - tudo o que escrevo vos devo e porque é uma paga, deixa de ser meu. Assim, qualquer pode fazer dessa paga o melhor que possa e saiba. É como um filho...
      Segunda - perguntei à minha 4ª página o que ela achava. Ela sorriu e disse-me ao ouvido: é lindo!

      A correcção: o desespero d´Ele é maior que o meu!

      Eliminar
    2. Muito grata por tanta generosidade, Rogério.
      Todas as páginas d«'O Melhor De Mim Somos Nós», sabem do carinho que lhes dedico, talvez por isso ela, a 4ª, tenha sido tão complacente com a minha ousadia.

      Um abraço.

      Eliminar
    3. Resta acrescentar que concordo com as minhas páginas todas...

      Eliminar
  5. Todos os dias dialogo com Ele
    não preciso de O ouvir
    sinto-O !
    sempre que acordo
    sempre que abraço quem amo
    em cada sorriso dos meus filhos
    Todos os dias Ele me renova a esperança
    ou talvez me devolva a que lhe deu
    e que de novo me comoveu.

    Um abraço sentido!



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu Pássaro Azul
      sentido fico eu
      por admitires que Lhe dei a força
      que Ele te deu
      e tanto
      a que te vai dando

      Eliminar
  6. Ops!
    Não sei o que aconteceu
    mas a CPPME é muito mais que eu

    ResponderEliminar