08 novembro, 2021

A CLARICE LISPECTOR MORREU ANTES DE MORRER... E EU RESSUSCITO TODOS OS DIAS

 

Saramago dizia que "todos nós somos escritores, uns escrevem outros não". Clarice era uma escritora que escrevia. Eu sou escritor que vou escrevinhando de vez em quando e é exactamente por isso que a entendi quando se sentiu morta antes de morrer. Dizia ela:

«Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros.»

No meu caso, só não me pesa a solidão! 

PS: Não procurei  este tema ele é que, inadvertidamente, veio ter comigo

13 comentários:

  1. Como gostei do texto. pequenino mas cheio de sentido! Obrigada AMIGO! As maiores felicidades!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena, Clarice ter morrido, antes de morrer!

      As maiores felicidades para si, também.

      Eliminar
  2. Estava tão triste, a Clarice!
    Não sorriu nem uma só vez.
    Quem morre antes de morrer
    Morre toda, da cabeça aos pés.

    No meu caso, tem a ninha alma o peso de uma lembrança.
    Mais pesado ainda, é o peso das palavras que não digo, que vou guardando e sei que nunca direi.
    Já não me pesa a solidão.

    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes, sinto-te a mesma amargura
      Só te peço que não morras antes da tua morte

      Abraço

      Eliminar
    2. Às vezes é um disfarce
      a muita amargura aparente
      é a vida a mascarar-nos
      com a amarga vida da gente.
      😞

      Um abraço.

      Eliminar
  3. A minha alma tem o peso do nada e nem a solidão me pesa!
    Deve ser por isso que nem garatujo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tua afirmação é redundante, já o tinha adivinhado.
      Tua garatuja é sempre um exercício bem vindo. Força!

      Abraço

      Eliminar
  4. Gostei muito do excerto do texto de CL, do vídeo e de saber que te sentes renascer todos os dias.

    Eu, escritora de poemas - sonetos por votação unânime, minha e da Musa -, não sei sequer se tenho Alma. Creio que é a minha Musa quem desempenha esse papel, com toda a sua legítima naturalidade.

    Forte abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, já tinha reconhecido em tua Musa a alma que te dá inspiração e rigor na escrita e na mensagem.

      Abraço ameno, não incomodando teu coração

      Eliminar
  5. Gostei muito de ver essa entrevista, conheço outras, essa não!
    Era uma escritora sofrida, amarga, porém dizia tudo que lhe vinha do fundo da alma deixando transparecer todas as suas emoções, tristezas, decepções. Por isso conseguia escrever maravilhas. Muito verdadeira.
    Gostei imensamente dessa sua postagem, Rogério!
    Uma ótima semana!
    Abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando escrevemos com a Alma, tudo é verdadeiro

      Por vezes, não muitas, me sinto Clarice
      Por vezes, bastantes, me sinto Saramago
      E todos os dias me sinto avô

      Abraçinho

      Eliminar