10 novembro, 2021

AVÔ, OUTRA VEZ... (NÓS NÃO ESCOLHEMOS OS NETOS QUE TEMOS!)

Um dia, enquanto descia, cruzei-me com ele na escada. Sorri-lhe, saudei a mãe e afaguei o cão. Ele olhou-me, sério, com um ar entre o tímido e o curioso. Levantei a mão à altura do ombro dele e pedi-lhe, "Dá-me cinco!"

Ele fixou-me, esperou um momento e, sem alterar a expressão, correspondeu ao pedido esboçando um pequeno sorriso.

Depois seguiram subindo e já no patamar de cima ouvi a sua vozita, com um tom entre o afirmativo e o que interroga, dirigindo-se à mãe: "Vovô?". Fez-se um breve silêncio até que a mãe confirmou, "Sim António, o vizinho é o avô Rogério!"

Revejo o vídeo, que a mãe me enviou, e ocorre-me um texto antigo:

«(...) as crianças crescem. Independentes de nós, como árvores, tagarelas e pássaros estabanados, elas crescem sem pedir licença. Crescem como a inflação, independente do governo e da vontade popular. Entre os estupros dos preços, os disparos dos discursos e o assalto das estações, elas crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância.

Mas não crescem todos os dias, de igual maneira; crescem, de repente.»

13 comentários:

  1. Neste caso foi o neto que escolheu o Avô.
    Muito querido e esperto o menino seu vizinho, Rogério.
    Uma ternura, parece o meu Noah.
    Agora com a Maria já crescida este netinho chegou na hora certa.

    :)

    Um abracinho para ambos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estive para juntar ao António, neste mesmo post, o "nosso" Noah... mas ele está tão longe, não me pode nem "dar cinco" nem um sorriso... mas não perderá pela demora. Um dia destes integro-o na família.

      Abracinho para ambos

      Eliminar
  2. Quando nos chamam avô ficamos cheios de vaidade e de ternura.

    ResponderEliminar
  3. :) Que vivam, então, todos os netos deste mundo!

    Forte abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva
      Viva a vida


      Abraço com força contida, por protecção ao teu coração

      Eliminar
    2. Esse magano, hoje, está a portar-se muito mal... a ver vamos se amanhã arrebita :)
      Estou para aqui que não posso com um rato pelo cabo ;)

      Eliminar
  4. Já te comentei no face.
    És um sortudo por encontrares uma delícia dessas na escada.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah! Pois!
      Só agora liguei tal nome à tua pessoa... e tens razão a minha escada é um espanto...

      Abraço

      Eliminar
  5. Todos dizem que ser avó ou avô é ser pais sem precisar educar, é mais gostoso! É amor, ternura, alegria! E só.
    (Comentei na Clarice, não sei se você viu)
    Abraço, Rogério!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tais, tens razão não a tendo, um sorriso ou uma careta dá mais ensino que um elogio ou reprimenda...

      Vi teu comentário e deixei lá resposta, assim:

      Quando escrevemos com a Alma, tudo é verdadeiro

      Por vezes, não muitas, me sinto Clarice
      Por vezes, bastantes, me sinto Saramago
      E todos os dias me sinto avô

      Abraçinho

      Eliminar
  6. O TEU SORRISO encantou a criancinha 👍

    ResponderEliminar