16 novembro, 2021

A MELHOR PRENDA QUE PODERIA DAR A SARAMAGO


PRIMEIRO TELEFONEMA

Fernando (atendendo a chamada) - Olá Rogério! Tudo bem?
Eu - Olá meu caro amigo e camarada! Há quanto tempo?... Tudo bem! Espero que de teu lado também... Estou a ligar-te retomando aquela ideia que não conseguimos levar por diante... refiro-me a alguém daí, da "Intervalo", dar aulas de teatro aos alunos do Centro Qualifica... a ideia surgiu antes da pandemia!

Fernando (após curto silêncio) - Não me lembro... terá sido comigo? Mas... pois bem, suponho que se trata de fazer frequentar aulas de representação. Mas agora?
Eu - Sim! Isso mesmo! Claro que agora, já, não! A ideia é mais que simples ideia. Trata-se de um projecto que culminaria na representação, pelos alunos, de uma peça de Saramago a estrear de hoje a um ano, exactamente, para celebrar o centenário. Se concordasse, de seguida falaria à professora Manuela...
Fernando (com indisfarçável entusiasmo na voz) - Marque uma reunião. Mas cuidado, só o faça depois de eu trocar impressões aqui com a minha gente. Já lhe ligo.
Eu - Tudo bem! Até já então!


SEGUNDO TELEFONEMA

Prof.ª Manuela (atendendo a chamada) - Está!?  Olá, Rogério. Como vai?! Está melhor?!
Eu - Olá querida amiga. Estou melhor, obrigado. Acabo de falar com o Fernando, da Companhia de Teatro, e ele está a considerar retomar aquela ideia... (e pu-la ao corrente da conversa tida)
Prof.ª Manuela (com indisfarçável entusiasmo na voz) -  Marque então uma reunião. Pode ser a qualquer dia da semana, a meio da tarde! Obrigado, meu caro! Depois diga-me o que ficar combinado

(AO FIM DA TARDE ENVIEI A AMBOS UM SMS A CONFIRMAR A QUARTA-FEIRA DA PRÓXIMA - VOU SUGERIR QUE A PEÇA SEJA "CLARABÓIA")

14 comentários:

  1. Respostas
    1. Tá tudo combinado para uma reunião, lá no teatro, de hoje a 8 dias...
      ...e a sorte protege os audazes, os que se mexem e os que fazem acontecer. Boa?

      Eliminar
  2. Uma ideia que agradaria ao homenageado, estou certo.

    ResponderEliminar
  3. “Claraboia é a história de um prédio com seis inquilinos sucessivamente envolvidos num enredo. Acho que o livro não está mal construído. Enfim, é um livro também ingénuo, mas que, tanto quanto me recordo, tem coisas que já têm que ver com o meu modo de ser”

    José Saramago

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claraboia pode ser a história da vivência do prédio onde eu morava, no andar em que eu habitava, com 6 quartos, habitados por 6 famílias... uma delas era a do ti zé sapateiro...

      Eliminar
    2. ESCREVE a história da tua Clarabóia, ROGÉRIO!!

      Eliminar
    3. Claro que é desnecessário dizer, que apoio absolutamente esse acontecimento teatral 🎭

      Eliminar
  4. Que bela ideia! :)

    Desculpa-me a expressão, mas... "muita merda"! :)

    Abraço grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... e não tarda nada, farei ouvir as pancadas de Moliére

      Abreijo

      Eliminar
  5. TÃO ENGRAÇADO... GOSTO IMENSO DO QUE ESCREVE

    ResponderEliminar
  6. Há coisas boas de se saberem.
    Espero que consigam levar a barca a bom porto.

    Saudações!

    Lídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cara Lídia
      Há coisas boas de se dar notícia

      Temos leme,
      Temos motor e marinhagem
      Temos rumo
      para a viagem
      Chegaremos
      a porto seguro
      À chegada
      gostava de vê-la no cais

      Saudações!

      Eliminar