25 novembro, 2021

PORQUE GOSTO DE MULHERES, DE TODAS (a começar pelas mulheres da minha vida!)

 

Nas minhas casas, porque foram várias, as mulheres dominavam. Era (foi) assim em casa de meus pais, quando depois de casado vivi em casa da Judite e, depois, até à presente data, nesta minha morada. Nesta, eram cinco mulheres e eu. E quando este universo foi alargado... veio mais uma "ela" (a Lobita)
 
Porque julgam que fiz desta data o meu dia? Talvez porque trago na memória este texto, escrito há tempo:

«Nunca tivera daquelas exclamações de que ter filhas, miúdas, mulheres, era uma dor de cabeça, uma chatice. Nunca as teve porque nunca assim pensou, sendo mais insistente o pensamento de que ter filhos, independentemente do sexo, era, mais de que uma responsabilidade acrescida, uma exigência de conduta. Sempre achou que o exemplo era a maneira mais pedagógica de educar e que esse valor, bem partilhado pela sua mulher e doseado com outros, daria às filhas as armas, porque de armas se trata, para se afirmarem na vida. Lembrava-se que, no dia em que aguardava o nascimento da sua filha-do-meio, nessa mesma clínica, uma parturiente irrompeu em soluçante choro, audível na pequena sala de espera para onde davam as portas todas, a dos quartos e a sala de partos. Aí se ouviam os gritos da mulher clamando de ser desgraça, castigo de Deus o ter tido outra menina. "Aí, quem pode ouvir agora o meu homem..." Este pungente lamento foi mais claro pois coincidiu com a saída da enfermeira que, supunha ele, lá dentro lhe dava assistência. Ia tirando as luvas de borracha e com voz embargada, quase sussurrada dizia como se acabasse de ser insultada: "Alguém que venha tratar esta mulher, eu já a não quero nem ouvir."»

In Lembranças de um pai de filhas...

12 comentários:

  1. Só para que saiba que passei por aqui.
    Que revi o post de 2012, que li este,
    e me entristeci com tudo o que li e revivi.
    Este não vou comentar.

    Um abraço, Rogério.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo!

      Aceito o teu não-comentário, que vale mais que mil palavras...

      Abraço, Janita

      Eliminar
  2. Felizmente, toda a minha vida conheci homens que amavam as MULHERES.
    INFELIZMENTE, há muitos homens que odeiam as mulheres.
    Os actos de violência doméstica são o prato do dia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se se trata de ódio!
      São situações complexas...
      há quem ame e bata
      há quem leve e ame
      O ser humano é uma coisa do diabo!

      Eliminar
  3. Que os homens que amam as mulheres sejam milhões.
    O meu pai foi assim mesmo sem uma do meio.
    Já eu espero que o meu filho e os meus netos pertençam à classe de homens como o meu pai e tu.

    Abraço no feminino

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que grato me sinto ao me pores ao seu lado...

      Abraço no masculino

      Eliminar
  4. Como pode alguém não gostar de mulheres? serão por ventura essas aberrações filho ou filha de uma besta!
    Um abraço meu caro Rogério

    ResponderEliminar