13 setembro, 2023

NÃO, NÃO FOMOS AOS JERÓNIMOS, NEM AOS PASTEIS DE BELÉM... A MARIA JOÃO FOI ENSINAR MEDICINA AO EGAS MONIZ


 O seu sorriso tem que se lhe diga. E também o tem a minha cara franzida. Ela sorria, pelo prazer de me ter a mim como seu chofer. A minha cara, tinha a ver com o passar à porta dos "pasteis de Belém" e não os poder comer (a minha pancreatite me disse "eh, pá!, doces não").

E onde fomos? Ao Hospital Egas Moniz a uma consulta. A nossa sonetista deu uma lição à médica, pois ela tem mais experiência que à licenciada em medicina. Autentico "vade-mécum" ia dando contra indicações ao receituário para as muitas mazelas, umas confirmadas outras carecidas de mil exames e análises... Contudo, a Maria João não se livrou de uma dose de cortisona em cada receitada toma.

De regresso, trazia eu a quadra que antes me tinha dedicado...

Não faz quadra sobre SMART
Quem o não saiba guiar...
Fico então posta de parte:
Rogério, estás-me a tramar! ;)

Ia eu a exclamar "Hirra!, és pobre e mal agradecida" quando ela me deu um agradecido beijo de despedida.

13 comentários:

  1. Já Rui Tavares dizia: "Se não foram os portugueses a inventar a expressão pobre e mal agradecido, foi certamente esta expressão que inventou os portugueses."

    Pessoalmente, detesto a frase .
    Mesmo dita a brincar
    É como se os mais
    Desprotegidos da sorte
    Fossem sempre obrigados
    A comer do que não gostam...
    ...e tivessem de calar.

    Gostei da foto.

    Janita

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Porque ambos
      não gostamos
      passa a frase a ser
      "São os ricos os mais mal agradecidos!"

      Não gosto da foto (estou com cara de rico)

      Eliminar
    2. Não sei como é a cara dos ricos, assim: face to face, nunca vi nenhum.
      O Rogério pode não ser um homem rico mas, a cada passo, nos mostra ser um rico homem!

      Eliminar
  2. Ó Rogério, em que sarilhos me foste tu meter, rsrsrs... Então eu disse-te que tinha ido ensinar Medicina à médica, caramba? Nada disso, ambas concordámos com o diagnóstico, do que eu discordei foi da causa! Segundo ela, a causa da subida das transaminases e da Gama GT é esteatose hepática - coisa que tenho desde os meus quarenta anos e nunca me fez subir estes parâmetros - e, segundo eu, foi a quantidade absolutamente absurda de medicamentos que estou a tomar levou esses parâmetros lá para os píncaros, ou seja é uma condição iatrogénica (medicamentosa). E é que não tenho dúvidas nenhumas, até andava muito admirada de o meu fígado e rins se terem mostrado tão complacentes em análises anteriores. Dizer isto à médica é muito natural: ela só me conheceu há uns mesitos e eu conheço-me há setenta anos, além de já ter tido, há uns vinte anos, uma hepatite iatrogénica quando estava a tomar menos de 1/5 dos medicamentos que tomo agora. Estranho, estranho, foi quando eu disse à outra médica, de Reuma, que a Gabapentina me roubava a Musa, rsrsrsrs Mas olha que ela percebeu e reduziu a dose!
    E agora aqui vai o inevitável momento poético:

    Meu amigo e camarada,
    Estou-te muito agradecida
    Pois passaste uma estopada
    Enquanto eu era atendida
    *
    Depois viste-me danada,
    Mas de modo algum rendida,
    Desabafar de rajada
    Sobre a mazela adquirida
    *
    Por ser muito bem mandada,
    Apesar de dividida
    Entre tomar tudo... ou nada:
    *
    Se não tomo, vou à vida,
    Se tomo fico estragada...
    Será que isto tem saída???
    *
    Mª João
    *

    E agora toma lá outro grande beijinho agradecido, que eu estou a ficar cheia de sono ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se dedicasses este teu soneto à médica
      A lição dada seria mais completa
      (de qualquer forma ela aprendeu muito contigo)

      Beijo amigo

      Eliminar
  3. Fiquei enternecida.
    Gostei de ver a Maria João e o Rogério.
    A amizade é o que melhor temos, e é tão bom ter amigos destes.
    Boa semana e saúde para ambos.
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enternecido fiquei eu, com tão terno comentário.

      Beijo agradecido

      Eliminar
  4. Estão os dois muito bem.
    E o beijo foi consentido? :))

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um beijo dito e não beijado
      (ela está bem, eu estou um horror)

      Abraço

      Eliminar
  5. Meu caro Rogério
    Caramba! que lindo poema a Maria João te dedicou.
    Abraço

    ResponderEliminar