28 setembro, 2023

O PROBLEMA DA HABITAÇÃO E A COERÊNCIA DE QUEM LUTA


“A po­breza e a de­gra­dação de ren­di­mentos trans­for­maram-se num grande quo­ti­diano pal­pável, agra­vando as con­di­ções de acesso à ha­bi­tação por mi­lhares de pes­soas, de­sig­na­da­mente em Por­tugal. No pe­ríodo entre 2017 e 2022, em que a re­mu­ne­ração média dos por­tu­gueses cresceu 11,7%, os custos de cons­trução de ha­bi­tação nova cres­ceram 21,9% e os ín­dices de preços da ha­bi­tação 63%, perto de seis vezes mais.”
A imagem e o texto fazem parte de um artigo publicado hoje no meu jornal de sempre e o tema leva-me a falar de coerência. Como sabem, mudei de casa e aluguei aquela onde vivi mais de 50 anos a uma família (e já aqui falei disso) abaixo do preço de mercado. O meu novo "ninho" (e já aqui falei disso) foi-me a alugado por quem, lendo o mesmo jornal e por coerência, me alugou o seu espaço por valores abaixo do preço de mercado. Tenho um outro T1 e estou em negociações para o alugar. Dada a sua localização (junto à Marginal, com vista para a praia e a dois passos do Vale do Jamor, podia pedir por ele uma pipa de massa, mas irei aluga-lo ao meu neto, por valores próximos daquilo que ele actualmente paga por um quarto...

É que quando se luta por maior justiça, temos de ser coerentes com essa luta!

 

4 comentários:

  1. Ninguém de ti esperaria a menor falta de coerência com a nossa luta, Rogério.

    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este mundo, pós-Moderno
      Está um inferno

      Haja quem lute!

      Abraço

      Eliminar
  2. É assim mesmo Rogério, temos de ser os que vão à frente.

    ResponderEliminar