14 setembro, 2023

JÁ PASSARAM 3 ANOS... NÃO PUDE IR LÁ... ("DEIXA, PAI!, SENTA-TE EM QUALQUER LUGAR A VER O MAR...")

Esta não é a praia da nossa vida... mas dá para recordar!

Tenho dias que me parece que foi ontem, outros que a partida foi há muito. Na verdade, foi apenas há três anos. Mas todos os dias me chega aquele doce odor a alfazema a envolver imagens dispersas de um passado vivido em comum e que mantenho, tão presentes, na lembrança.

Hoje é dia de ficar olhando o mar! Não aquele que passou a ser a sua morada, mas que, por recomendação de minha filha é outro o mar que me inspira e faz recordar:

«Areia Branca? Ah pois, Areia Branca. A praia onde a minha Teresa perdeu a aliança de noivado que Minha Alma lhe tinha dado. A praia onde prolongámos a Lua de Mel. A praia onde a nossa primeira filha disse a primeira palavra, a segunda teve a primeira doença e a terceira fez como a primeira. A praia onde os nossos quatro netos, com diferenças de quinze anos, foram por lá passando. Ano a ano, fazendo crescer os talheres na mesa, diferentemente posta num qualquer quintal, debaixo de tantas árvores conhecidas, mas sempre diferentes... Não escreva eu sobre os lugares por onde passámos e eles não falarão de nós.»


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Na verdade
      quem parte não partiu

      Abraço

      Eliminar
  2. Mais uma daquelas publicações que me deixam sem palavras, meu amigo...

    Um abraço apertado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem as palavras são necessárias... basta-me o teu abraço

      Eliminar
  3. É sempre bom recordar... é sempre mau recordar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há recordação para o que me está sempre presente!

      Eliminar
  4. Venho dar-te o meu abraço!
    O texto, pleno de emotividade e história de vida, revela bem que és um ser humano maravilhoso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, deixaste-me sem outras palavras que não sejam as de agradecimento. Teu elogio dá-me alento.

      Abraço agradecido

      Eliminar