Distraído a denunciar outras coisas, tenho adiado este post. Resolvi agora pôr as mãos na massa para pegar numa questão que interessa a todos e que é introduzida pelo entrevistador de Fernando Pinto. Faço-o enquanto a grande imprensa anda com outras coisas.
A falta o petróleo é uma tragédia para o mundo? Não, não é para o Presidente da TAP. Veja-se a resposta do grande gestor brasileiro às perguntas que me surpreenderam:
Como é que vai ser o futuro da aviação sem o petróleo?
- Não há betume? Coloca-se tapetes de algas nas estradas, contratam-se calceteiros-maritimos
- Não há indústria petroquímica? Passa a haver indústria “algoquimica”
- Ceras? Alguma alternativa se haverá de arranjar, assim como para os restantes produtos.
Reflectindo nisto, fica apenas uma, só uma, dúvida: Então se o Presidente da TAP diz “podem criar-se algas num ambiente onde é injectado o CO2 para elas consumirem” a partir de 2050 onde iremos encontrar o CO2 suficiente se agora todos querem acabar com ele?
O petróleo tem os dias contados (esta parte é totalmente séria)
A imprensa tem escondido muitos aspectos relacionados com o domínio do petróleo. Num post recente, situava a omissão sobre a existência desse recurso no Haiti. Em outras partes do mundo guerras e golpes estão mal contados... A verdade sobre a luta pelo domínio do "ouro líquido" é omitida ou falseada pela informação golpista que, além disso, omite que as reservas mundiais estão, perigosamente, a esgotar-se.
Visão catastrofista? Talvez. Talvez esteja a dar demasiado crédito à teoria do pico de Hubbert, a qual postula que a exploração de petróleo de cada região produtora tende a seguir uma curva cujo pico corresponde a um máximo de produção. Para o mundo, este pico terá sido atingido em 2000 e que em 2150 as reservas estarão esgotadas... (atenção, este link é obrigatório).
A grande questão é saber, se nos anos mais próximos, esta ameaça se fará sentir através do acréscimo progressivo e irreversível do preço do petróleo.
Nota: Este post respeita rigorosamente o § 4 da minha declaração de princípios: Trarei para o meu blog todos os temas que julgo serem omitidos por razões que a razão desconhece ou me parecerem arredados da agenda das redacções da imprensa semanal;
Sem comentários:
Enviar um comentário