19 agosto, 2011

Lembrando Garcia Lorca, 75 anos depois: dois versos seus, uma imagem e um grito, que lhes corresponde...

"(...A las cinco de la tarde.
¡Ay qué terribles cinco de la tarde!...)"

A 19(?) de Agosto de 1936, sem julgamento, o grande poeta foi executado com um tiro na nuca pelos franquistas.
O seu poema "LA COGIDA Y LA MUERTE" (de onde extraí os versos acima, e que nada tem a ver com a Guerra Civil Espanhola) parecem antecipar, pelo dramatismo, o bombardeamento de Guernica, em 26 de Abril de 1937 e imortalizado no célebre quadro de Picasso.
A música dos Pink Floyd, cujo vídeo enquadra um poema de Garcia Lorca(em italiano), integra voz e coros, numa extraordinária colocação dramática que mais parece relacionada com a barbárie do fascismo espanhol.

5 comentários:

São disse...

Como o meu computador anda desequilibrado como as dívidas soberanas, venho dizer-lhe de novo que concordo em ter trazido aqui o infame assassinato de Lorca pelos franquistas.

É bom que não facilitemos a tarefa a quem pretende branquear a História.

Bom fim de semana.

Isa GT disse...

...e vai sendo tempo de relembrar outras coisitas de história... aquela "coisa" de inscrever o limite da dívida na Constituição... que foi uma criatividade alemã, numa altura muito especial... no final da Guerra, depois de terem andado a destruir a Europa...
A história e a memória, são sempre muito úteis.

Bjos

Ana Paula Fitas disse...

É um excelente trabalho este vídeo com banda sonora dos Pink Flyd e o poema de Garcia Lorca, o Poeta que disse e, rasgando a alma, escreveu: "ay qué terribles cinco de la tarde"!!!
Um abraço, Rogério... obrigado!

ematejoca disse...

Também me lembrei ontem (19 de Agosto) de Federico García Lorca, que foi uma das primeiras vítimas da Guerra Civil Espanhola, não só devido às suas idéias políticas, mas principalmente por ser abertamente homossexual.

PS: Por motivos familiares tenho andado muito afastada da blogosfera, e ao regressar o seu blogue está muito mais BONITO!!!

folha seca disse...

Caro Rogério
Este seu post embora com algum atrazo já está lá.
Abraço