13 novembro, 2016

Einstein mais uma vez... porquê? Porque ele indica o caminho, porque ele me explica a crise de uma forma clara... (e é meu camarada)

 
«Cheguei agora ao ponto em que vou indicar sucintamente o que para mim constitui a essência da crise do nosso tempo. Diz respeito à relação do indivíduo com a sociedade. O indivíduo tornou-se mais consciente do que nunca da sua dependência relativamente à sociedade. Mas ele não sente esta dependência como um bem positivo, como um laço orgânico, como uma força protectora, mas mesmo como uma ameaça aos seus direitos naturais, ou ainda à sua existência económica. Além disso, a sua posição na sociedade é tal que os impulsos egotistas da sua composição estão constantemente a ser acentuados, enquanto os seus impulsos sociais, que são por natureza mais fracos, se deterioram progressivamente.»

5 comentários:

Anónimo disse...

Concordo em absoluto com o velho Einstein, mas... eu, que diariamente roo os ossos do ofício de ser poeta e estar fisicamente diminuída para as grandes movimentações sociais, encontrei forma - acredito e constato... - de me tornar muito mais socialmente útil do que era quando ainda me ia podendo locomover.
Li o artigo do Resistir.info um pouco na diagonal, mas lá voltarei!

Abraço!


Maria João

Anónimo disse...

HORIZONTE XXI

Só um pequeno reparo que provavelmente nem o devo a Einstein mas ao tradutor;

" A anarquia económica da sociedade capitalista..." deveria ler-se
" A anomia económica da sociedade capitalista..."

Rogerio G. V. Pereira disse...

Artigo "do" Resistir não. O artigo é do meu tio Albert
e está "no" Resistir...

(de seu a seu dono. e volta lá!)

Rogerio G. V. Pereira disse...

Não sei se existe "anomia económica"
Mas a anomia social eu sei que existe

Mas se dá esse reparo, está reparado
(ao fim ao cabo desculpo o tradutor que teria a mesma ignorância que eu... com a vantagem de ele saber alemão e eu não)

Anónimo disse...

HORIZONTE XXI

Na minha opinião anomia é ausência de norma logo ausência de regras logo caos, enquanto anarquia é ausência de hierarquia não de norma, não de regras, logo não de caos económico que é o se subentende.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Anomia

abraço livre