As imagens são de um Homem, excepto uma que retrata a emoção de um povo. Na sua maioria situa há quantas horas lhe foram dedicados textos, artigos de homenagens ou de simples noticias.
Sobre a sua morte não faz sentido falar-se (há mortos que não partem) a não ser para dizer que Fidel fez um percurso, mas o verdadeiro protagonismo pertence ao povo cubano.
Falemos então dele, do povo cubano. Podíamos começar por Havana e ver imagens de resultam de um desumano bloqueio e compará-las com outra cidade, esta americana que, tendo tido população também cerca de 2 milhões de habitantes, não resistiu à tragédia que lhe inferiu o capitalismo. Detroit ruiu, Havana não.
Vejamos, então:
O barbudo de uniforme com o charuto, que me acompanha desde a juventude, vai me fazer falta.
ResponderEliminarTinha 90 anos e a morte deve chegar quando chegar. Há uma maneira de minimizar ausências, é olhar a obra que deixa e, sobretudo, o exemplo (este, em que me revejo):
Eliminar«Eu digo que se alguém não faz, o tempo todo, tudo aquilo que pode e até mais do que pode, é exactamente como se não fizesse absolutamente nada»
Volto amanhã para ver o vídeo, neste momento não tenho disponibilidade de tempo para isso.
ResponderEliminarQue o Comandante descanse em paz.
Boa!
EliminarÉ que este post vale pelo pelo vídeo...
Uma figura incontornável da História Mundial, sem dúvida!
ResponderEliminarComo epitáfio, valeria se retirasses esse "sem dúvida". Mas ele esclarece um subliminar julgamento moral...
EliminarUm vídeo muito interessante que me mostrou um lado diferente de Cuba. Obrigado por partilhá-lo.
ResponderEliminarFidel, foi na minha perspectiva um grande homem, a quem cortaram as asas dos sonhos, e que forçado ou não pelas circunstâncias, acabou afastando-se dos seus ideais. A história lhe fará justiça.
Bom Domingo.
Aos sonhos só lhes cortam as asas se deixarmos...
EliminarPartilha o vídeo, tem ensinamentos úteis...
Um dos mais amados e odiados homens sobre a Terra, o Comandante! Terá levado consigo a única grande riqueza que se pode levar na morte; aquilo que por cá se deixa.
ResponderEliminarMuito bom, o vídeo.
Abraço!
Maria João
Há homens
Eliminarque mesmo mortos
são incómodos
Inesquecível e imortal, doa a quem doer.
ResponderEliminarBj.
Lídia
Exactamente por ser imortal, a mim não me dói
EliminarConcorde-se ou não com ele, é incontornável e tem um lugar na História.
ResponderEliminarVergonhoso e sem sentido o embargo dos EUA !!
Que tenha Luz !