Foto tirada daqui |
Leio no "POLITEIA":
«Neste movediço terreno tanto o PS como os partidos de direita que têm governado o país terão muito mais a esconder do que a exibir, cabendo aos que têm as mãos limpas prevenir a provável onda populista denunciando e investigando politicamente toda essa enorme teia de ligações entre o poder e as empresas de que são exemplos mais significativos as privatizações ruinosas, os contratos de longa duração destinados a transferir significativos recursos colectivos para o sector privado, como as concessões de exploração de bens e serviços essenciais, as PPP, os resgates bancários entre outros. Ou seja, somente contra atacando pelo lado certo se poderá desmontar a estratégia da direita.
Ponto é saber quem pode participar no contra ataque... »
«Mesmo que um membro do Partido seja esforçado e cumpra as tarefas do dia a dia, seria errado considerar de importância «secundária» o seu comportamento moral no local de trabalho, na família, na vida pessoal. A conduta moral dos comunistas não é um problema privado, que diga apenas respeito a cada qual. Essa conduta tem repercussões na actividade e no prestígio do Partido. Pertence também em certa medida ao Partido.
(...)
As massas não só aferem, pela sua experiência, a justeza da orientação política e das palavras de ordem do Partido como estão particularmente atentas e são particularmente sensíveis ao exemplo moral dado pelos seus membros. Exemplo de dedicação. Exemplo de combatividade e de firmeza. E também exemplo de comportamento pessoal num sentido mais largo: exemplo de dignidade e da intransigência para com as concepções da moral burguesa e as práticas dela decorrentes. Se a vanguarda ajuíza das influências da moral burguesa sobre as massas, as massas julgam por sua vez o comportamento moral da vanguarda. Os comunistas têm de agir de forma a passar com honra um tal julgamento.»
Álvaro Cunhal, in "A Superioridade Moral dos Comunistas"
Quase de saída e a preparar-me para estar pronta assim que os meus vizinhos me vierem buscar, partilho e voltarei, ainda hoje ou amanhã, para uma (re)leitura mais atenta.
ResponderEliminarAbraço-te, Rogério.
Relê, João
EliminarRelê
Se somos difentes
é esse o porquê
associado aos nossos estatutos
Artigo 54.º
1. ...
2. ...
3. ...
4. No desempenho dos cargos para que foram eleitos, os membros
do Partido não devem ser beneficiados nem prejudicados financeiramente por tal facto.
Bom dia. Bom texto! Gostei de ler:))
ResponderEliminarHoje:- {Poetizando e Encantando.} Mãos que nos guiam em voos de ternura .
Bjos
Votos de Bom Domingo (Feliz dia da Mãe)
A mãe Teresa
Eliminaragradece
Oportunissimo lembrá-lo!
ResponderEliminarForte abraço
Dar-te-ei um abraço
Eliminarao vivo
no próximo sábado
até lá