25 agosto, 2019

Dominical liturgia [citando Sophia] - 31

Dos mandamentos que venho proferindo chegou o momento do 6º Mandamento:
Ensine uma criança a dizer um poema, antes que cresça  
“Se as crianças aprendessem poemas de cor em pequenas, se fosse uma parte integrante do ensino e até, se elas tivessem de dizer um poema de cor para serem admitidas a qualquer universidade, as pessoas passavam a falar melhor. Porque falar é próprio de todas as pessoas, não é só do médico, do engenheiro e onde se aprende a falar realmente é na poesia.” (disse Sophia)
Procurei, procurei e fiquei com a quase certeza de ser este um mandamento arredado da escola. Contudo, estes jovens, pela maturidade em como lidam com o poema são prova que lhes ensinaram em criança e que não se confirma aquela minha quase certeza. 

_____________ 

7 comentários:

  1. Ainda hoje leio|recito poemas em voz alta 🐉
    AQUI, a criançada aprende poemas de cor, que depois tem de recitar | dizer na aula.

    ResponderEliminar
  2. Pena que Sophia
    Pelo que há tempos me dizia
    Não tenha (ainda) tradução
    Em Alemão

    fica mais pobre a escola aí

    ResponderEliminar
  3. Na escola onde minha neta andou até ao quarto ano, os alunos eram incentivados não só a lerem poesia. como a escrevê-la. Este ano vai para o quinto, noutra escola, não sei como será.
    Abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  4. Este "mandamento" de Sophia fez-me recordar um livrinho que se publicou em 1960 com poemas escritos por crianças. O livro chamava-se "A Criança e a Vida" e os poemas foram recolhidos por Maria Rosa Colaço. Recordo aqui dois desses poemas, encontrados na Net, pois não tenho o livro (já tive, há muitos anos, mas já não tenho; não sei que sumiço levou).


    O AMOR

    O amor é como duas borboletas que estivessem
    Sobre uma rosa, a mais lindas de todas do jardim.
    O amor tem que haver.
    Se não houvesse amor, não havia nada mais bonito.
    O amor são duas estrelas a brilhar, a brilhar.
    A rosa e o sol são o amor.
    O amor é poesia.
    O amor são dois passarinhos a construir a sua casinha.
    O amor é não haver polícias.

    Inácio da Silva Cruz – 10 anos


    Tristeza vai-te embora
    Tristeza
    pequena morte.
    Chega a noite, vai-se o dia
    e assim há-de desaparecer este pobre diabo
    que eu sou
    com calças rotas
    camisola cosida.
    Esperavas um milagre nesta noite de Natal?
    A camisola não recebeste
    as calças não tas deram.
    Bem feito
    Para não acreditares em anjos.

    Mário


    Está visto que tenho que comprar outra vez o livro. Um abraço

    Fernando Ribeiro

    ResponderEliminar
  5. Elvira

    Percorri várias Escolas que têm como patrono Sophia...
    e nada, népia, zero... e bem lá podia
    estarem crianças declamando Sophia

    ResponderEliminar
  6. Fernando,
    tive esse livro
    se ainda o tivesse comigo
    não me teria esquecido
    desse poEma, lindo, lindo

    que será feito de inácio, hoje com 70 anos?

    ResponderEliminar
  7. Estes jovens interpretaram poesia, não se limitaram a debitá-la.

    Forte abraço

    ResponderEliminar